Encerrada a temporada 2014 no futebol brasileiro, inicia outro período tão importante quanto. Se não para o torcedor, certamente para os beneficiados pelos diversos amistosos beneficentes que ocorrem pelos quatro cantos do país. Neste fim de semana, a Serra recebeu dois jogos em benefício das Apaes de Nova Prata e Veranópolis. Para quem foi a campo, foi uma oportunidade de rever amigos e receber o carinho de comunidades que viram florescer talentos dentro e fora de campo.
No sábado, em Nova Prata, a disputa entre os Amigos de Washington e Tite x Amigos de Cássio e Gilmar Dal Pozzo lotou as arquibancadas do estádio Dr. Mario Cini. Foi naquele gramado que Gilmar iniciou a carreira que o levou a ser goleiro do Caxias campeão gaúcho de 2000, sob o comando de Tite. A relação de carinho entre Dal Pozzo, anfitrião da tarde, e a comunidade pratense é recíproca:
- Foi no Pratense que minha carreira começou, em um amistoso contra o Caxias em que me destaquei e acabaram me levando. E no Veranópolis fiz a transição de jogador pra técnico. Então são duas cidades que me proporcionaram duas arrancadas na carreira, e passa um filme na cabeça quando volto. Fico muito grato de poder proporcionar alegria a quem vem aqui - comentou o ex-goleiro, natural da vizinha Paraí.
Para Tite, a tarde proporcionou uma ocasião curiosa. Especulado como futuro treinador de Inter ou Corinthians, reencontrou dois de seus comandados no título mundial pelo Timão _ o goleiro Cássio e o volante Ralf _, além do colorado Alan Ruschel, que pode vir a ser seu jogador caso feche com o clube do Beira-Rio. O treinador, no entanto, preferiu desconversar sobre sua escolha para o futuro.
- Deixa os clubes dirigirem. Eu aprendi ao longo da vida a ser leal e, quando estiver no clube, não me omitir. Mas antes disso, respeito bastante as pessoas que comandam e é delas as escolhas - observou.
Sobre a ação beneficente, o treinador ressaltou a alegria de reencontrar amigos deixados na região:
- Essa região toda fez muito por mim, desde quando eu jogava na segunda divisão. O futebol nos dá amigos e nos permite retribuir para a sociedade através de atividades sociais como essa.
Em campo, o resultado foi de 6 a 3 para os amigos de Cássio e Gilmar, que tinham na equipe ex-gremistas como Danrlei e Rodrigo Gral, além de ex-comandados de Dal Pozzo na Chapecoense, como o lateral-direito Fabiano e o meia Neném. O time de Tite e Washington _ esse ausente _ teve a dupla de "jardéis", o volante do Juventude e o ex-centroavante eleito deputado estadual. Apesar da derrota, Tite protagonizou o grande momento da tarde, ao marcar, com pênalti cobrado no ângulo, um gol em Cássio.
A segunda partida em prol da Apae ocorre na tarde deste domingo, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. Dessa vez, os Amigos de Cássio enfrentam os Amigos de Gilmar Dal Pozzo.
Futebol pelo bem
Jogo pela Apae combina solidariedade e reencontros de amigos do futebol na Serra
Tite, Gilmar Dal Pozzo, Cássio, Danrlei e Jardel foram alguns dos que abraçaram a causa
GZH faz parte do The Trust Project