Em novembro estará formada a primeira turma de fiscais de trânsito de Caxias com conhecimentos básicos em espanhol. São 15 agentes que estudam o idioma espanhol, na própria Secretaria de Trânsito, também através do Pronatec Copa.
>> Confira a página especial do teste, com infográfico e os nove vídeos do Teste Pioneiro Copa do Mundo
O interesse no curso surgiu da necessidade dos agentes em compreender os turistas que lhes pediam informações nas ruas da cidade, além do fato que o programa do governo federal não traz custos à gestão municipal.
- O fiscal de trânsito é a primeira pessoa a ser visualizada na rua, quando se vai pedir informações, já que tem o conhecimento do trânsito. O turista normalmente quer saber como chegar nos lugares e, assim, em espanhol, ele poderá dar a orientação necessária para chegar em um hotel, por exemplo - explica o diretor municipal de trânsito Jorge Catusso.
O curso é realizado através do Pronatec Copa. O programa do governo federal foi criado para fomentar o desenvolvimento profissional em turismo como preparação ao mundial de 2014. O curso é gratuito e há ajuda de custos para alunos com dificuldades financeiras.
Amarillos
Os amarelinhos de Caxias aprendem espanhol para melhorar atendimento a turistas hispânicos
Percebendo a necessidade de dominar um idioma estrangeiro, os próprios fiscais buscaram a qualificação
GZH faz parte do The Trust Project