A equipe gaúcha Dague Paia Rally Team conquistou um feito inédito no Rally dos Sertões 2013: dobradinha, com dupla campeã e dupla vice-campeã na categoria Protótipos T1 (PT1). Uma marca para entrar na história de 21 anos do segundo maior rali do mundo, depois do famoso Dacar.
João Franciosi, de Casca, e Rafael Capoani, de Caxias do Sul (FMC/Maxum - Case IH/Petronas Syntium/Mitsubishi Triton R), levaram o título da categoria e o terceiro lugar na classificação geral, atrás apenas dos franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Mini All4) e dos brasileiros Guilherme Spinelli e Youssf Haddad (Mitsubishi ASX), ambos da categoria T1-FIA.
O vice da categoria Protótipos T1 ficou com o irmão de João, o piloto gaúcho Romeu Franciosi, em dupla com o navegador cearense Rogério Almeida, também com um carro Mitsubishi Triton R. Eles chegaram na sexta colocação na geral.
João Franciosi, 49 anos, que mora em Luís Eduardo Magalhães (BA) há 27 anos, falou de superação:
- Foi um rali muito duro, para mim foi um dos mais difíceis de todos. Eu tive que me superar dia a dia, cada chegada era uma missão e conseguir a colocação em que chegamos é um feito muito grande para a equipe. O Rally dos Sertões por si só já é uma prova de superação diária para um ser humano. Para mim, a superação foi dupla e uma experiência engrandecedora para minha vida.
Essa foi a nona participação de Franciosi na prova. Campeão geral em 2006 e vice em 2007, a dupla com o caxiense Capoani completa sete anos com mais um título para os gaúchos da elite do rali brasileiro.