Sinônimos históricos de altíssima velocidade no Rally dos Sertões, o piloto João Franciosi, gaúcho de Casca e radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA), e o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul (RS), fizeram o que se previa na quarta etapa do segundo maior rali do mundo, domingo à tarde. Ao final dos 289 quilômetros (233 cronometrados) entre Uruaçu (GO) e Porangatu (GO), a dupla da Dague Paia Rally Team (FMC / Maxum - Case IH / Petronas Syntium / Mitsubishi) saltou 10 posições na classificação. Do 13º lugar no dia anterior, para o 3º no cumprimento da especial com vastos trechos de estradão por canaviais.
Em determinados momentos, o velocímetro marcou além dos 160 quilômetros por hora.
- E ainda tivemos algumas surpresas não muito bem destacadas na planilha. Escapamos de alguns buracos e depressões que pegaram muita gente desprevenida. Foi um dia excelente. Mas o importante é que chegamos bem, os dois carros inteiros, e fazendo um bom tempo - comentou Franciosi, conhecido pelo pé pesado entre os companheiros de rali.
Capoani destacou a importância da sequência da competição, que demandará uma nova estratégia de todos os conjuntos:
- Agora teremos uma maratona de quase 900 quilômetros em dois dias, sem poder contar com apoio mecânico. E apenas depois é que vem a etapa do (Deserto do) Jalapão, que só lá dentro terá mais de 500 quilômetros. Pessoalmente acho um grande negócio, porque vai reequilibrar muita coisa nesse rali. Aquilo que hoje parece de um jeito, pode mudar completamente depois dessas duas etapas duríssimas
O roteiro é realmente desafiador. Nesta segunda-feira, os competidores vão de Porangatu (GO) a Natividade (TO), em 487 quilômetros, sendo 295 cronometrados. Sem poder contar com apoio mecânico e tendo poucos minutos para ajustes nos carros, partem logo no dia seguinte para Palmas, em mais 424 quilômetros - 355 de especial.
Na quarta-feira, será o momento de encarar o desejado e temido Deserto do Jalapão, numa prova que sai e retorna para Palmas (TO), num total de 746 quilômetros em apenas um dia.
- Quem disputa o Sertões sabe que é onde se costumam separar os homens dos meninos - descontraiu João Franciosi.
O outro carro da equipe, tripulado por Romeu Franciosi e Rogério Almeida cumpriu a etapa de domingo em 9º lugar. A expectativa é de recuperação nas etapas de alta exigência para pilotos e navegadores.