O título brasileiro de Canoagem Maratona é até menos representativo do que a força demonstrada por um grupo jovem e talentoso. As medalhas trazidas da longínqua Palmas, no Tocantins, são apenas um indício de que o caminho está correto.
Desde que as seleções masculina e feminina de canoagem deixaram de treinar em Caxias do Sul, muitos que buscavam ingressar no esporte ficaram órfãos. Eram neles que muitas crianças e jovens se espelhavam na tentativa de vislumbrar um futuro no esporte. Mas, se engana quem pensa que a canoagem caxiense parou.
Em Palmas, o grupo com 18 atletas voltou com 16 medalhas, sendo quatro ouros, sete pratas e cinco bronzes. Entre os campeões, estão adolescentes que iniciaram no esporte por meio dos projetos Navegar e Remadas Solidárias, que abrangem alunos de escolas municipais e estaduais. Todos passam por avaliações e os destaques são direcionados para a equipe de competição.
Em Tocantins, Larissa Scarmin foi uma das campeãs, na prova de 15 quilômetros, no K-1. Ela iniciou na canoagem há quatro anos, por meio do Navegar. Não fazia ideia do que a esperava.
- Quero conseguir uma vaga na seleção - projeta Larissa.
As outras medalhas de ouro foram conquistadas por Marcos Scolaro (5km/K-1), William Souza e Jhonatan Rodrigues (15km/K-2) e Ícaro Paim (15km/K-1).
A garotada caxiense vivenciou momentos únicos. Muitos deles viajaram pela primeira vez de avião. Saíram do frio de Caxias do Sul para um calor infernal que beirava os 40ºC em Palmas.
Para o professor Evandro Pomina, que acompanhou a delegação caxiense junto com o técnico Jonatan Maia, o resultado não chegou a surpreender:
- Não foi surpresa pelo potencial que eles têm. O mais importante foi ver o trabalho em equipe e a forma como o grupo se comportou.
Uma nova safra de talentos está surgindo na canoagem caxiense. Os resultados comprovam que o trabalho social vale a pena. É só olhar no quanto as medalhas reluzem nos sorrisos de cada uma dessas novas promessas do esporte.
Confira a matéria completa, com o nome de todos os medalhistas, na edição impressa do Pioneiro desta sexta-feira
Para o futuro
Forjados em projetos de Caxias do Sul, novos talentos da canoagem ainda comemoram título brasileiro
Equipe da Acen conquistou 16 medalhas, sendo quatro de ouro
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project