O piloto João Franciosi, gaúcho de Casca e radicado na Bahia, e o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul, campeões do Rally dos Sertões em 2006, assumiram a segunda posição na classificação geral da edição 2013 da competição. Com o resultado da etapa final da maratona, na tarde desta terça-feira, a dupla da Dague Paia Rally Team (FMC/Maxum - Case IH/Petronas Syntium/Mitsubishi) atingiu também a liderança entre os brasileiros.
- Passamos o Klever no geral, mas por uma margem muito pequena e que poderia ter sido maior. A especial estava perfeita e estávamos muito bem, tudo se encaixava perfeitamente. No finalzinho, tivemos um pneu furado e fomos bem rápidos na troca, mas aí o carro ficou sem motor de arranque e demorou para fazermos o motor voltar a pegar para o carro sair. De qualquer forma, é uma evolução. Vamos ver amanhã que o dia não vai ser fácil - relatou Franciosi.
Sem poder contar com apoio mecânico ao final de segunda-feira, a maioria dos competidores de carros passou sem grandes dificuldades pela etapa Maratona, concluída ontem, com a chegada a Palmas (TO). Os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (Mini All4, categoria T1 FIA) venceram pelo sexto dia consecutivo e continuam imbatíveis.
Em segundo, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com o Mitsubishi ASX, vêm recuperando posições, após problema enfrentando no segundo dia, quando caíram para a 16ª posição na classificação geral. Agora, eles ocupam o quarto lugar.
Nesta quarta-feira, será outro grande teste de resistência. É dia de entrar no deserto do Jalapão, percorrer a maior especial de todos os tempos, com 514km, e o maior percurso total até agora: 746km. Os competidores farão um laço, saindo de Palmas e voltando a Palmas.