Nada de terno e gravata. O domingo do ex-governador Germano Rigotto será de tênis, calção, camiseta e muito suor. Junto ao filho, Rafael Rigotto, ele correrá nos cenários milenares do povoado de San Pedro do Atacama, em meio ao Vale da Lua e Vale da Morte, no Mountain Do Deserto do Atacama, no Chile. Esta será a segunda participação dele na prova de 23 quilômetros.
- No ano passado, terminei em 2h28min, aproximadamente. É que quando sobe na duna, o pé afunda e não tem como correr. Isto quebra o ritmo e exige um esforço maior. O que aumenta o tempo de prova de todos. Cheguei muito cansado, no limite, o que tornou mais prazeroso o fato de completar a prova. E tem toda aquela festa na chegada - disse o ex-governador.
Rigotto é adepto da corrida de rua há mais de sete anos. Costuma participar de mais de 20 provas por ano, especialmente as meia-maratonas de Caxias do Sul e Porto Alegre:
- Eu corro por hobby, por esporte. Não pela disputa, e sim para desfrutar das qualidade de uma atividade física, da convivência que esta gera e as muitas amizades que proporciona. Até porque a corrida de rua está crescendo.
A prova do Chile ainda reserva uma experiência inédita, e especial, para o atleta Rigotto. Pela primeira vez ele correrá lado a lado com o filho Rafael:
- O Rafael não se compara comigo, pois ele corre muito. Normalmente nas provas de maratona mesmo. Mas já para esta ele não conseguiu se preparar, então pela primeira vez vamos correr juntos. Ele vai baixar o ritmo para me acompanhar, enquanto eu vou aumentar para acompanhá-lo.
Rigotto admite que as pessoas se surpreendem por vê-lo com a vestimenta de corrida, se esforçando nestas provas longas. Entretanto, ele se sente muito confortável neste meio e recomenda a prática:
- Quem corre já está acostumado a me ver. Já me veem como um corredor. É muito positivo ter este reconhecimento. Aquela uma palavra, uma saudação. Atletas profissionais, que correm grandes provas, e passam com aquele "Vamo Rigotto!"
Inusitado
Ex-governador Germano Rigotto compete no Mountain Do, no Deserto do Atacama, no Chile
Esta será a segunda participação do político na prova de 23 quilômetros
Leonardo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project