A primeira seletiva da Peneirinha Gillette no RS teve início neste sábado pela manhã. Cerca de mil meninos, entre 08 e 12 anos compareceram ao Estádio Municipal, em Caxias do Sul, em busca do sonho de se tornar um jogador de futebol.
Para aliviar a expectativa e divertir as famílias, a música rolava por meio de um caminhão de som e brinquedos como a cama elástica, luta de bastões de ar e chute a gol eram disponibilizados pela produção do projeto. Do lado de fora do gramado, sentados na arquibancada ou escorados na cerca, os pais torciam pelo filhos.
Separados pelas categorias de 08 a 09 e de 10 a 12 anos, os garotos eram divididos em equipes de 11 jogadores. Eles dispunham de 20 minutos para mostrar seu talento em uma partida disputada em metade do campo. Três avaliadores, simultaneamente, analisavam com atenção todos os movimentos, esperando encontrar algum jovem diferenciado.
- O nível está muito bom, percebemos que há muitos meninos que vêm de escolinhas de futsal, por suas características. Analisamos, principalmente, se possuem boa mobilidade, boa leitura de jogo, boa escolha de passe e os selecionados mostraram inteligência tática - explica Jonas da Rosa, um dos responsáveis por filtrar os participantes.
Cerca de 60 a 80 guris de cada categoria serão pré-selecionados entre a manhã deste sábado e o meio-dia de domingo. Depois, no início da tarde, será realizada mais uma peneira, de onde sairá 30 finalistas, sendo 15 de cada categoria, para formar o time de Caxias do Sul, que fará a avaliação final em Porto Alegre, em novembro.
Um dos pré-aprovados, Vítor Eduardo Rigon, 12 anos, aluno da Escola Ismael Chaves Barcellos, comemorou junto com o pai, Volnei. Atuando de meia-atacante, o guri joga no Juventude há oito meses e foi seduzido pela chance de treinar na Europa:
- Não é pelo dinheiro, nem pela fama, eu jogo porque eu gosto mesmo de curtir o futebol. Quem sabe não consigo ir para a Europa também, né?
Quem não teve o destino semelhante também aproveitou a oportunidade. Leonardo, nove anos, aluno da 4ª série da Escola Matteo Gianella, não foi aprovado, mas manteve a cabeça erguida e mostrou o que realmente vale a pena no mundo da bola:
- Meu time jogou bem, mas o outro estava mais forte, não conseguimos ganhar. Minha mãe sempre me disse que era para vir me divertir e foi isso o que fiz. Vou continuar jogando e tentando o meu sonho.
A premiação para os quatro vencedores do Estado é um ano em uma escolinha de futebol da cidade e duas semanas em um CT de um clube de ponta na Europa.
A Peneirinha Gillette é uma realização do Grupo RBS, com patrocínio da P&G, por meio das marcas Desodorante Gillette, Ariel, Gillette Mach 3 e Prestobarba 3.
Peneirinha Gillette
Primeira seletiva do Estado iniciou na manhã deste sábado com cerca de mil meninos, em Caxias do Sul
30 finalistas serão conhecidos ao final da tarde de domingo
GZH faz parte do The Trust Project