Rodrigo Minotauro é conhecido por derrotar no octógono muitos campeões mundiais de MMA e por ter superado, em sua vida pessoal, muitas situações difíceis. Um pouco de sua experiência de vida foi passada na tarde deste sábado para crianças e adultos que o ouviram na Rua Coberta, em Gramado. Convidado pela Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ), o lutador baiano desembarcou no Estado durante a seletiva Sul-Americana do Mundial do esporte, que reúne mil competidores na Serra até amanhã.
Para uma plateia atenta de 40 crianças de projetos sociais da FGJJ, Minotauro falou de como superou 11 meses no hospital depois de ser atropelado por um caminhão, aos 11 anos de idade. Lembrou da recuperação de duas cirurgias e da volta ao octógono para defender o cinturão do MMA.
- O segredo de tudo é acreditar e treinar constantemente. O treino e a disciplina te preparam para qualquer trabalho - ensinou o campeão.
Depois de falar sobre sua vida, Minotauro cumprimentou o colega faixa preta em jiu-jitsu, o modelo Paulo Zulu, para demonstrar golpes no tatame. Foi a vez de uma aula prática de 20 minutos, oportunidade singular para as crianças aprenderem técnicas que dificilmente esquecerão.
- A luta está se profissionalizando e se popularizando no país, então o momento é de mostrar para todo mundo que somos atletas. O jiu-jitsu me deu oportunidade de vencer na vida e isso pode acontecer com muitas outras crianças - falou, ao lembrar da primeira medalha conquistada no esporte, aos 15 anos.