Em partida realizada na noite desta quarta-feira, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, o Brasil-Fa eliminou o Brasil-Pe da Segundona Gaúcha com um empate por 2 a 2. Os gols foram de Adão e Tiago, para os donos da casa, e Wilson e Jackson, para os visitantes.
A noite terminou com a torcida rubro-verde cantando "eliminado" e "vamos subir Brasil". O duelo, porém, teve ritmo alucinante do primeiro ao último minuto. Logo aos 52 segundos de partida, a equipe de Paulo Turra abriu a contagem em contragolpe fulminante e arquitetado com maestria. Fabinho lançou em profundidade, Marcos Paraná, num primeiro tempo próximo do brilhante, olhou e rolou na área para a entrada de Kito.
O atacante avançou, puxou a marcação e tocou para o centro, onde o eterno campeão gaúcho grená Adão só teve o trabalho de cumprimentar. O restante da etapa apresentou um contraste imenso entre dois Brasis. Enquanto o de Farroupilha vivia a iminência de ampliar a vantegem, o de Pelotas esforçava-se para evitar o pior.
Só que o aproveitamento de cada lado foi inversamente proporcional. Na única oportunidade que teve, com Wilson cometendo falta, arriscando da intermediária e acertando um chutaço no canto esquerdo de Luiz Müller, a equipe visitante empatou, aos 44 minutos. Dez minutos antes, um rojão já havia explodido abaixo das arquibancadas visitantes, rente ao gramado.
Momento em que o policiamento de choque cruzou os portões do estádio e postou-se nas cercanias. Após o gol, parte da torcida visitante promoveu depredação do setor onde estava alojada e destruiu um trecho do alambrado do estádio.
Com isso, a Brigada Militar posicionou-se diante daquele núcleo do público e o comandante da operação orientou verbalmente os torcedores no sentido de adotar postura mais tranquila, a fim de evitar intervenção mais enérgica pelo choque. Com a bola rolando, o time farroupilhense havia empilhado chances criadas e perdidas.
Aos sete minutos, Vanderlei falhou e se recuperou no mesmo lance para operar milagre no que seria o gol de Kito. Aos 10, Paraná dominou, fintou, mas concluiu mal, por cima. Aos 13, lance que terminaria em gol de Juba, para a equipe pelotense, foi anulado. Seis minutos depois, Tiago cobrou escanteio, Rodrigo Dias desviou de cabeça e acertou o travessão.
Aos 35, Emerson Dantas apanhou rebote na meia-lua, com Vanderlei caído, fora de posição. O volante tentou em curva, mas a bola saiu tirando tinta do poste. Os Brasis voltariam irreconhecíveis do intervalo. Cada qual no que havia produzido anteriormente. O de Farroupilha até poderia ter melhorado sua situação, num lampejo.
Só que Márcio Chagas da Silva, e apenas ele, viu simulação no pênalti sofrido por Kito, a um minuto. Convicto, o árbitro exibiu cartão amarelo para o atacante. O lance pareceu ter abalado a equipe da casa. Quatro minutos depois, Juba acertou a rede pelo lado de fora. E aos 17, aproveitando rebote de belíssima cobrança de falta de Athos, o lateral-direito Jackson emendou para o gol: 1 a 2 para o time de Beto Almeida.
Luiz Müller já começava a operar alguns milagres quando Paulo Turra promoveu a estreia de Tiago Duarte. Após longa recuperação de uma cirurgia no menisco, entrava em campo um dos principais artilheiros do Pelotas, rival histórico do Brasil-Pe, com 55 gols pelo clube áureo-cerúleo. Entretanto, foi por outra via que surgiu nova igualdade no placar.
Tiago cobrou falta próxima à linha lateral direita, a bola viajou pela área, sobrevoou zagueiros e atacantes, quicou sem tocar em ninguém e enganou o goleiro Vanderlei: 2 a 2, aos 28 minutos de um segundo tempo eletrizante. O sofrimento ganhou contornos de anúncio oficial com a subida da placa de quatro minutos de acréscimos.
Até gandulas e paramédicos enlouqueciam à beira do gramado pedindo o apito final quando Márcio Chagas da Silva atendeu, aos 49. Fim de partida para o Brasil-Fa, que volta a campo provavelmente sábado à noite, para uma nova etapa de sua luta pelo acesso. Fim de sonho para o Brasil-Pe no ano do centenário.
- Para todos que duvidavam, Brasil-Fa mostrou que era capaz de fazer o que fez e que aqui se trabalha muito sério para subir - comemorou o presidente do clube farroupilhense Flávio Cortiana.
Esportes
Brasil-Fa elimina Brasil-Pe com empate em 2 a 2
Jogo contou com grande público no Estádio das Castanheiras
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: