Atrativa para consumidores e lojistas, a Black Friday já se tornou uma data aguardada no comércio. Logo antes do Natal, é uma oportunidade para que clientes comprem presentes com preços promocionais, ou para comprar eletrodomésticos e eletrônicos que normalmente têm valor mais elevado, aproveitando descontos.
Para o comércio caxiense, a expectativa é alta para o dia 29 de novembro. Dados apurados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) apontam que o gasto médio do consumidor caxiense deva girar em torno de R$ 1,3 mil, representando um aumento de 4,5% em relação ao ano passado.
— Em torno de 53% dos entrevistados (da pesquisa) já sabem o que querem adquirir. Isso é um ponto primordial na hora do consumidor efetuar a compra para essa data tão importante. O que nós mais recomendamos para o lojista caxiense é que ele se prepare para receber o cliente. Nas pesquisas que temos feito, o item atendimento foi um dos mais considerados na hora da decisão de compra — analisa o gerente administrativo-financeiro da CDL, Carlos Cervieri.
Acredito que vai ser benéfico e vai ajudar o movimento deste ano, que não está sendo muito fácil para o varejo
CARLOS CERVIERI
Gerente administrativo-financeiro da CDL Caxias
Entre os itens buscados, a entidade destaca que os eletroeletrônicos devem ser os preferidos. No entanto, itens como roupas, itens de beleza, brinquedos e até presentes de Natal também serão buscados pelos clientes.
— Normalmente, a pessoa compra algo para si. Como é algo pessoal, acaba às vezes gastando mais, porque é algo que vai comprar para o seu bem-estar, seja eletroeletrônico, eletrodoméstico, móvel. Acredito que vai ser benéfico e vai ajudar o movimento deste ano, que não está sendo muito fácil para o varejo — analisa Cervieri.
Estimativa de incremento nas vendas físicas e online
Na Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, a Black Friday é esperada com expectativa de incremento de 50% nas vendas no e-commerce, com descontos que podem chegar à metade do preço dos produtos.
No empreendimento, as promoções não se resumem apenas ao dia 29 de novembro. Em todas as sextas-feiras do mês, produtos selecionados têm descontos de 10% a 50%.
De acordo com o diretor de Marketing e Vendas da vinícola, Rodrigo Arpini Valerio, a expectativa neste ano é alcançar R$ 250 mil apenas no e-commerce. A projeção é de um aumento de 9% no faturamento da loja online apenas com as vendas da Black Friday.
— É um número bem robusto. Para os próximos anos, esperamos bater esses números, principalmente com estratégias que vão desde frete grátis, compre três, leve quatro. Para entender o que o consumidor do nosso produto entende como vantagem para comprar — aponta.
Com a promoção na loja virtual, a empresa recebe cerca de 70% das compras de clientes da região Sudeste, ampliando o alcance da marca, explica Valerio.
— Percebemos que tem muito cliente novo (nas campanhas de promoção online), cada vez mais nossa base aumenta — avalia.
Condições especiais para atrair clientes
A estratégia das lojas do Shopping Villagio Caxias para a Black Friday deste ano é apostar em promoções e descontos de até 70% e ativações de marca com condições especiais. De acordo com o superintendente do Villagio Caxias, David Hunner, grande parte dos consumidores aproveita a data para comprar itens para si.
— Quando você compra para si, existe uma linha de pesquisa de comportamento do consumidor que fala do comportamento egoico, que você se sente mais culpado de gastar dinheiro para você do que comprar presente — analisa.
A Black Friday é muito movimentada pelos grandes valores dos eletrônicos no geral
DAVID HUNNER
Superintendente do Shopping Villagio Caxias
Por isso, o tíquete médio esperado é alto, já que as pessoas devem aproveitar a data para compras mais caras, de itens como celulares e televisões.
— A Black Friday é muito movimentada pelos grandes valores dos eletrônicos no geral. É o que as pessoas esperaram por muito tempo para comprar: um celular novo, televisão, máquina de lavar. Ano passado, apesar de não termos tido números ruins, foi um crescimento baixo, mas estamos otimistas para este ano — projeta Hunner.
No shopping, uma máquina para pesca de brindes será instalada e, mediante cadastro prévio no aplicativo, o consumidor poderá tentar a sorte. Nos brindes, será possível garantir descontos em lojas específicas do shopping ou isenção do estacionamento, por exemplo.
— A gente está com mais de 350 cupons de desconto no geral. A pessoa vai ter uma oportunidade por CPF. Não só a gente, mas acho que os shoppings, em geral, buscam fazer essa construção de interação. A ideia é criar um ambiente de interação com o consumidor para que ele se divirta um pouco e tenha uma ou outra vantagem que até o motive a comprar alguma coisa que talvez ele não fosse — explica Hunner.
Já no Prataviera Shopping, as promoções estão sendo feitas de forma individual pelas lojas. Nesta segunda-feira, semana da Black Friday, o centro comercial inaugura a campanha de fim de ano com o tema “Natal Iluminado”. O estabelecimento passa a abrir aos domingos em dezembro e projeta o aumento de 20% nas vendas para a data.
No Bourbom San Pellegrino, os clientes que realizarem compras durante a Black Friday, entre os dias 29/11 e 1º/12, receberão cupons triplicados para participar dos sorteios de Natal. Para participar, os clientes devem cadastrar as notas fiscais nos aplicativos da promoção.
Compras conscientes
Apesar das promoções atrativas em produtos com valores elevados, como eletrodomésticos, celulares e móveis, é importante estar atento ao planejamento financeiro. É o que indica a professora Catherine Chiapin Dutra, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).
— Todo ano a gente sabe que tem Black Friday em novembro, então, o ideal é, quando o consumidor tem alguma intenção de compra, ir acompanhando esses valores. Se a pessoa já acompanha esses valores, ela sabe se ele realmente é um preço que tem diferença — afirma.
Outro ponto a ser levado em consideração pelo consumidor é avaliar quanto pode gastar sem precisar de empréstimos ou cheque especial para pagar depois.
Não adianta comprar na Black Friday para aproveitar uns 50% de desconto e se endividar para isso
CATHERINE CHIAPIN DUTRA
Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FSG
— A pessoa vai ter que pagar essa conta. Tem que ver se cabe no orçamento dela. Não adianta comprar na Black Friday para aproveitar uns 50% de desconto e se endividar para isso — analisa Catherine.
A professora pontua que é necessário ter planejamento para que as compras, mesmo que parceladas, não ultrapassem o valor do salário do consumidor.
— Cada pessoa tem que analisar o seu planejamento, avaliando todos os gastos que possui. E avaliando se essa parcela cabe ou não no orçamento, porque não adianta eu comprar parcelado no cartão e depois, quando for pagar o cartão, pagar parcela mínima. Aí paga juros e, às vezes, esse juro já inviabilizou o desconto da Black Friday — afirma.
Dicas para compras conscientes
- Tentar ser o mais ponderado e racional possível para analisar se pode comprar ou não o item.
- Pesquisar preços em mais de uma loja.
- Comprar em lojas confiáveis.
- Ter planejamento financeiro para não fazer compras acima do valor que pode pagar.
- Planejar parcelamentos de produtos com o dinheiro que pode investir mensalmente.