O Let’s Marketing chega a sua terceira edição em Caxias do Sul. O evento, que é realizado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), será na próxima quarta-feira (9), e tem como objetivo educar o mercado sobre a relevância do setor para as empresas, além de capacitar e qualificar os profissionais.
Para este ano, a expectativa é de realizar a maior edição do evento, com a projeção de 600 participantes, quase o dobro da última, quando foram 320 presentes. O Let’s Marketing será realizado das 12h30min às 20h e ocupará o auditório, o restaurante principal e as salas de capacitação que vão receber oficinas práticas.
Com o tema "Por um marketing mais inteligente e menos artificial", vai focar nas novas ferramentas e como elas podem auxiliar os profissionais no dia a dia, e buscará conscientizar sobre o uso das tecnologias a favor da humanização do trabalho.
Os palestrantes são conhecidos nacionalmente, como André Siqueira, cofundador da RD Station, Fernanda Saboya, diretora de Marketing da Heineken, Caroline Albé, estrategista de marketing e licenciamento da marca Barbie, da Mattel; Ana Kremer, gerente executiva de operações digitais e dados do Grupo RBS. Além disso, profissionais renomados da Serra também são nomes confirmados. O Let's Marketing também contará com oficinas (confira a programação abaixo).
— Como devemos utilizar as inteligências artificiais da melhor maneira, com o propósito pelo qual foram criadas e sem perder e parar de desenvolver a inteligência humana e afetiva, que serão fundamentais no futuro e que é o que o mercado espera dos profissionais do marketing — diz Ricardo Dini, Diretor de Marketing da CIC e Head do Let's Marketing, sobre o dia de atividades.
A ideia é fortalecer o segmento na região, colocando os profissionais na vitrine, principalmente por meio da troca de conhecimentos.
— Capacitar os profissionais de marketing da região para que ocupem cargos de gestão, de direção ao lado dos empresários e dos grandes executivos das nossas empresas, para que, se eles estiverem capacitados e ocuparem essas posições, a gente como mercado possa ser mais competitivo em nível estadual, nacional e internacional. O profissional de marketing é aquele que consegue fazer uma leitura de potenciais mercados e como funcionam, e o que nossas empresas precisam fazer para permanecerem competitivas e na vanguarda — explica Dini.
O primeiro lote de ingressos está à venda por R$ 295 para empresas associadas à CIC, R$ 395 para não associadas e R$ 197 para estudantes. Combos de cinco e 10 ingressos têm valores especiais. Os interessados podem adquirir os ingressos pelo site da CIC Caxias.
Uma venda por R$ 2 bilhões
Uma das palestras mais aguardadas é a de André Siqueira. Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos cofundadores da RD Station — antiga Resultados Digitais —, plataforma de marketing digital, na capital catarinense em 2011. Em 2021, a empresa foi vendida por R$ 2 bilhões para a companhia de software Totvs.
Ele levará aos presentes o tema: “De uma sala de 42m² a uma venda por R$ 2 bilhões, as lições que aprendi construindo a RD Station”. Assim, explicará como foi a jornada de 10 anos à frente da companhia, e também vai mostrar os caminhos e cenários que os empresários do setor podem enfrentar. André Siqueira também é escritor, em 2021 publicou o livro “Máquina de Aquisição de Clientes”.
— Foi uma empresa que começou do zero, com cinco cofundadores que não tinham família rica, não tinham heranças, não tinham grandes contatos. Uma jornada de muitos aprendizados e a intenção é compartilhar um pouquinho do que vivenciamos e aprendemos para que as pessoas que estejam lá possam se inspirar um pouquinho com a história e não cometer os mesmo erros — conta Siqueira, sobre o que pretende passar ao público.
Para ele, são evidentes as transformações que o setor de marketing passou nos últimos anos, principalmente com a maior facilidade para encontrar ferramentas voltadas à criação de produtos, por exemplo. Outro foco da palestra deve ser o uso da inteligência artificial o que, na visão dele, não substituirá a mão de obra humana.
— A ferramenta não está aí para substituir o humano, tem vários pensamentos humanos que são insubstituíveis e únicos. Agora, a ferramenta pode nos ajudar a fortalecer e ser mais efetivos nestes pensamentos. Tem pessoas que pensam que a IA vai substituir o trabalho criativo, não, ela vai substituir o trabalho chato para ter mais tempo para fazer de forma mais bem feita o trabalho criativo.
Programação completa
Palestras
- Das 13h30min às 14h30min – Fernanda Saboya, Diretora de Marketing da Heineken;
- Das 13h30min às 14h30min – Viação Ouro e Prata + Casa Saúde Menino Jesus Praga (Cases Prêmio Top de Mkt ADVB-RS);
- Das 13h30min às 14h30min – Felipe Luz, Diretor e Sócio da FutureBrand;
- Das 14h30min às 15h30min – Rodolfo Bonifácio, Sócio e CCO do O Futuro das Coisas;
- Das 14h30min às 15h30min – Valber Subtil - Founder da Start BI com atuação em mais de 12 países | Professor e Mentor de Análise de Dados e Power BI;
- Das 14h30min às 15h30min – Wagner Motta, CEO da Jolimont e Rodrigo Arpini Valerio, Diretor de Marketing e Vendas da Aurora;
- Das 15h30min às 16h30min – Rejane Toigo, CEO da Like Marketing, estrategista digital com mais de 30 mil alunos em social media;
- Das 15h30min às 16h30min – Ana Paula Rocha, Coordenadora de Marca e Reputação na Randoncorp;
- Das 15h30min às 16h30min – Rodrigo Leme, Founder e Diretor de Estratégia do Grupo Criativo;
- Das 16h30min às 17h30min – Caroline Albé, ex-gerente da Mattel, Consultora de Licenciamento e Marketing (case do filme da Barbie, pela Mattel);
- Das 16h30min às 17h30min – Guilherme Kannenberg, Diretor do Beco do Tráfego;
- Das 16h30min às 17h30min – Rafael Witt, Músico;
- Das 17h30min às 18h30min – André Siqueira, Cofundador da RD Station;
- Das 17h30min às 18h30min – Daniela Lucchese, Diretora na DL Comunicação e Eventos e Lisete Oselame, Diretora da Interface Eventos;
- Das 17h30min às 18h30min – Marcus Tonin, Idealizador do Marketeiro Confesso.
Oficinas
- Das 13h30min às 14h30min – Luciano Libardi, CEO da SmartOn;
- Das 13h30min às 14h30min – Marcelo De Gregori, especialista em Marketing Político;
- Das 14h30min às 15h30min – Jean Baú, Especialista em Marketing Digital e Gestão Estratégica;
- Das 14h30min às 15h30min – Samuel Bovo, roteirista, especialista em conteúdo para vídeos;
- Das 15h30min às 16h30min – Diori Lovatto Ricaldi, Proprietário do Canvas360 e Eloi Dall Belo, CEO da Ellite Digital;
- Das 15h30min às 16h30min – Will Miranda, Gestor de tráfego;
- Das 16h30min às 17h30min – Ana Kremer, gerente executiva de operações digitais e dados do Grupo RBS;
- Das 16h30min às 17h30min – Mateus Loreto, Diretor da Soul Branding.