No sábado do dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também é comemorado o Dia das Crianças. A data é aguardada com ansiedade pelos baixinhos e também por parte do setor de comércio, que em Caxias do Sul já sente o movimento de adultos e crianças nas lojas em busca de presentes. Conforme pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, 54,2% dos 622 entrevistados pretendem adquirir presentes e outros 8,7% estão indecisos, o que representa aumento de 5,2% na intenção de compras na comparação com 2023. Em média, os consumidores devem adquirir 2,2 produtos e investir R$ 294,10 em presentes, um incremento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Ainda conforme a pesquisa da CDL Caxias, os presentes devem ser adquiridos na semana que antecede a data por 41,9% das pessoas. Já na véspera ou no dia, por 26,7%.
Entre as pessoas que se anteciparam nas compras está a psicóloga caxiense Gladslaine Rasia, que nesta quarta-feira (2) adquiria presentes para os pequenos pacientes dela, na loja Estação do Brinquedo, no centro de Caxias. Já comprou para alguns e estava em busca de um artigo para uma menina de quatro anos. Agora falta o do filho, que terá a oportunidade de opinar na escolha:
— Eu quero trazer ele junto para escolher o que ele quer. Venho pesquisando e comprando para os meus pacientes, e já estou de olho nas opções que têm para ele (filho). As crianças ficam bastante ansiosas e essa expectativa pelo presente provoca um brilho nos olhos deles, que ficam ansiosos — comenta Gladslaine.
A proprietária da loja Estação, Monique Subtil Dutra, afirma que, assim como Gladslaine, muitos adultos estão preferindo trazer as crianças junto para a escolha. Os pequenos já vêm com uma ideia do que querem, por conhecerem os personagens que estão mais em evidência no momento. Por isso, a loja aposta em estratégias com personagens temáticos.
— A loja já tem uma árvore na entrada, tem o Hulk ali no canto e agora, para este ano, estamos lançando mais um. É uma surpresa, vamos lançar em breve, mas é um personagem muito consumido, sempre há filmes atualizados sobre ele — avisa Monique.
As crianças poderão interagir e fazer fotos com o personagem, que é um boneco feito com resina, com 1,9m de altura. Essa, segundo a proprietária, é uma das estratégias para chamar a atenção do público, pois as crianças precisam de interação e dinamismo.
A lojista acrescenta que as tradicionais bonecas são produtos que não têm mais tanta visibilidade quanto os jogos interativos. Também caíram no gosto brinquedos que a criança pode produzir sozinha, como um urso em que é possível pintar e depois lavar. Brinquedos que se mexem ou falam são outros que costumam ter mais vendas.
Roupas e calçados
O segundo produto que deve ser mais adquirido para a data, segundo pesquisa da CDL, é o vestuário (citado por 24,5% dos entrevistados). As roupas e calçados são produtos que, na opinião de Gilmar Dal Pizzol, proprietário da Brisa Calçados, são muito úteis.
— As crianças hoje são mais vaidosas, e os pais estão de olho no poder econômico, por isso percebemos que eles escolhem presentes mais úteis, como uma camiseta, um tênis, a chuteira para a escolinha de futebol — afirma Dal Pizzol.
Segundo o lojista, também é possível perceber que as crianças estão ligadas naquilo que os ídolos estão usando, por exemplo, qual chuteira ou tênis que os jogadores de futebol Messi, Cristiano Ronaldo ou Vinicius Júnior estão consumindo. As crianças, em muitas vezes, sabem mais do produto que os próprios pais, revela Dal Pizzol.
Nas lojas do grupo Brisa, muitos consumidores também optam por aqueles calçados que agregam com um acessório. Por exemplo, há calçados femininos que vêm com uma bolsa, ou masculino acompanhado de um relógio.
Tanto na Brisa quanto na Estação do Brinquedo, os empresários projetam crescimento de 50% nas vendas no mês de outubro. Outro ponto comum entre as lojas é que as crianças têm acompanhado os adultos para escolher o presente.
Outros dados da pesquisa CDL
A pesquisa deste ano foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024 em Caxias do Sul. Segundo a apuração, em 2024, as pessoas pretendem comprar no mínimo dois presentes investindo um tíquete médio de R$ 294,10. Neste ano há um incremento de 2,1% em relação aos valores gastos em 2023. Os brinquedos lideram com 62,2% das pretensões, seguidos de roupas e calçados (24,5%), eletroeletrônicos e games (7,8%) e chocolate (2,1%).
Os consumidores relataram na pesquisa que a preferência da população é comprar em lojas físicas, em 50,8%. Mas, o virtual vem crescendo na preferência, saltando de 1,1% em 2023 para 9,3% neste ano. Também destacaram que os principais meios de pagamento indicados são cartão de crédito (31,1%) e dinheiro (28,6%).
Das 622 pessoas que responderam, 45,8% relataram que vão presentar os filhos, seguidos por sobrinhos (16,7%), afilhados (16,3%) e netos (14,1%). Além dos presente, 63,4% declararam que querem fazer algo de diferente no Dia das Crianças. Entre as opções foram escolhidos almoço diferente em casa ou restaurante, passeios e cinema.