O mês de dezembro é utilizado pelos empresários para fazer ajustes no quadro de colaboradores, o que ocasiona alguns desligamentos antes das tradicionais férias coletivas entre o Natal e o Ano-Novo. Assim, no retorno do recesso, é normal que novas vagas de emprego sejam abertas e comece uma corrida para preenchê-las. E esse é o atual cenário em Caxias do Sul. Além de cargos efetivos, também há uma busca das companhias para contratar estagiários. O setor da indústria é o que mais tem gerado novas chances de emprego, mas, segundo especialistas, há uma expectativa para crescimento no comércio e nos serviços.
Para reforçar essa percepção, a agência do FGTAS/Sine de Caxias do Sul, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1.901, abriu às 8h desta quarta-feira (24) com, ao menos, 230 oportunidades, uma a menos do que na terça (23). As opções são nas mais variadas áreas, no entanto, a procura tem sido maior por profissionais que atuem como auxiliar administrativo, de produção e de limpeza. Conforme a coordenadora da unidade, Zenaira Hoffman, em anos anteriores, esse número já chegou a ser maior, com mais de 300 vagas diárias abertas no primeiro mês do ano.
— É um número bom (o de 2024), tem uma diversidade de vagas, tem em todos os setores mesmo e isso ajuda bastante para as pessoas se encaixarem. A gente também sugere algumas vagas (aos candidatos) — comenta Zenaira.
Todos os dias a agência coloca no mural da sede as oportunidades em aberto. Além disso, as vagas também são publicadas no perfil do Facebook do FGTAS/Sine., os interessados devem ler com calma o descritivo e ter atenção aos pré-requisitos. Além disso, para se candidatar devem levar um documento com foto que esteja dentro do prazo de validade, apresentar o código da vaga e um currículo. Se o candidato se encaixar, ganhará uma carta para realizar entrevista de emprego.
A coordenadora também ressalta que nos últimos meses tem crescido a busca por profissionais que querem mudar de setor. Também há aqueles que têm muitas experiências, mas que não conseguem oportunidades de trabalho.
— Recentemente atendi uma pessoa que está em busca de se colocar (no mercado) e ela tem um currículo muito bom. Assim, a gente orienta da maneira que pode, dá sugestões do que buscar. Quando não estão conseguindo emprego há muito tempo aí é hora de chamar para a minha sala e conversar um pouco — completa a coordenadora.
O Sine de Caxias do Sul também conta com cinco salas que podem ser utilizadas pelas empresas para realizar entrevistas com os candidatos. O horário de atendimento ao público na agência é das 8h às 12h e das 13h às 16h. No entanto, as senhas são distribuídas das 8h às 9h30min e das 13h às 14h30min.
E já tem quem está conseguindo se recolocar profissionalmente nos primeiros dias de 2024. Suzete do Amaral Borges, de 54 anos, está desde o dia 8 de janeiro trabalhando como vendedora em uma loja de artigos esportivos em um shopping da cidade. Ela estava há dois meses buscando uma nova oportunidade em outro setor.
A vendedora destacou que os primeiros dias foram desafiadores, principalmente com a readequação dos horários de trabalho, mas que agora está adaptada. Com uma formação técnica em administração, ela acredita que a experiência em outras áreas pode ajudar no seu desenvolvimento:
— Eu acho tranquilo (o dia a dia). Converso com as pessoas, entendo o que está buscando e o quer no momento e vai fluindo, para mim é normal. Sempre trabalhei em empresas no administrativo. No comércio, na verdade, trabalhei dois anos (antes) e agora voltei.
Indústria é o setor com mais vagas
A plataforma de empregos da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) também começa 2024 aquecida. Na tarde de terça-feira (23) eram ao menos 398 oportunidades de trabalho disponíveis na cidade. Conforme a diretora de Economia e Finanças, Maria Carolina Gullo, é normal que janeiro tenha mais ofertas, uma vez que no final do ano são realizados ajustes no quadro de colaboradores.
— A plataforma da CIC do dia 2 de janeiro até hoje (terça-feira) teve um incremento de mais de 50% na oferta de vagas. As informações que temos também fora da CIC é de incremento de vagas. Olhando para essa plataforma da CIC, a gente vê muitas vagas, a maioria, sendo da indústria — detalhou Maria Carolina.
Para os meses de janeiro e fevereiro, ela também acredita que deva acontecer uma maior oferta de vagas de trabalho nos setores de comércio e serviço. A principal justificativa para isso são as oportunidades temporárias na Festa Nacional da Uva.
Como ainda não foram divulgados os dados da geração de emprego no fechamento de 2023 pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Carolina disse que é difícil traçar um panorama de como a cidade pode se comportar em 2024.
Jovens preocupados com a busca por estágio
E o ano também começa com oportunidades de estágio em Caxias do Sul. De acordo com a unidade operacional do Ciee na cidade, localizada na Rua Pinheiro Machado, 2.609, na terça-feira (23) eram 299 vagas em aberto, sendo 116 para alunos do ensino médio e outras 183 para o ensino superior, com os acadêmicos dos cursos de administração, direito, marketing e pedagogia sendo os mais procurados pelas empresas.
Segundo a gerente do Ciee em Caxias do Sul, Taís Venz, as bolsas-auxílio variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Atualmente, são cerca de 10 mil cadastros no banco de dados da entidade na cidade. Para ela, outro fator que tem auxiliando no número de vagas na unidade é a parceria tanto com a Câmara de Vereadores quanto com a prefeitura.
— Eu não considero nem alto, nem baixo, porque é um número bem sazonal. Tem períodos com mais de 300 vagas abertas. No ano passado, teve meses com 360 vagas. Mas, para ser um início de ano, ter 299 é um número interessante para nós e para nosso público — explicou Taís.
As inscrições são feitas de forma online por meio da plataforma Conjuntos. No site, o candidato passa por um teste comportamental por meio de gamificação, que encaminha para as empresas o perfil dele. Posteriormente, a própria companhia organiza a entrevista e o processo seletivo. Para Taís, atualmente os candidatos às vagas de estágio são "mais preocupados" e buscam se encaixar nas vagas.
— Um jovem mais inquieto, que pesquisa mais, vai analisar, é mais aberto a essa questão de saber se vai conseguir um bom trabalho na organização. E também a questão do direcionamento da carreira, eles estão preocupados em conseguir uma ascensão profissional, e isso é legal para as empresas.
A unidade do Ciee na cidade atende de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.