Após uma edição histórica em 2022, o Festuris, evento internacional de turismo em Gramado, promete melhorar ainda mais os números para este ano, quando chega à 35ª edição. A organização da feira, que se inicia na quinta-feira (9) e segue até domingo (12), projeta R$ 400 milhões em negócios, superando os R$ 350 milhões do ano passado. Além disso, a expectativa é de injetar R$ 50 milhões na economia local. Serão 400 empregos diretos gerados durante a iniciativa, que se somam a outros mil no pré-evento.
A organização ampliou novamente o espaço físico da feira e, pela primeira vez ocupará todos os três pavilhões do Serra Park, denominados Araucária, Hortênsia e Plátano, em uma área de 27 mil metros quadrados. Essa ampliação entrega um espaço 23% maior do que o de 2022. Além disso, são esperados 15 mil visitantes, mais de 2,7 mil marcas e 40 destinos internacionais. O evento é destinado a gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e trade turístico em geral.
O tema da 35ª edição é “Capital humano: chave da transformação”. Conforme o CEO da feira, Eduardo Zorzanello, a escolha se justifica, principalmente, para valorizar todos que auxiliaram no crescimento e na sustentação da iniciativa.
— A gente chegou nessa conclusão, principalmente, pelo momento que o mundo passa, e também para fazer uma grande valorização de tudo aquilo que serviu como a grande base do sucesso do Festuris ao longo dos anos, que são as pessoas.
O CEO também define o Festuris como um local de reinvenção do setor, principalmente após as vivências e mudanças enfrentadas nos últimos anos em virtude da pandemia da covid-19.
— A gente vê um mercado pujante, as pessoas querendo viajar, seja a lazer ou negócio, se reencontrar, conhecer novos destinos, ter novas experiências, aproveitar a vida — destacou.
Neste ano, o aplicativo Festuris 2023 promete novamente auxiliar os visitantes e proporcionar interação entre os participantes. Ele já está disponível para download na Apple Store e Google Play.
Destaques do Festuris
Os espaços segmentados, como o Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam para que os participantes montem uma agenda de visitação. Por isso, a reportagem do Pioneiro separou alguns dos principais pontos que os participantes poderão acompanhar na 35ª da Feira Internacional de Turismo de Gramado, confira abaixo.
Destinos luxuosos e casamentos
No espaço Luxury, que conta com uma com área de 800m², mais de 70 marcas do mercado de luxo do Brasil e do Exterior estarão em exposição, sendo uma plataforma para a realização de negócios neste segmento. Para a efetivação deles, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris.
O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e terá novamente um lugar, apresentando destinations weddings — em que noivos escolhem onde realizar o matrimônio — e outras novidades do segmento de casamentos.
Espaço LGBT+
O Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade com a criação do Espaço LGBT+, há 14 anos, segundo a organização da feira. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.
Turismo verde, de negócios e de lazer
Os espaços Green & Experience e Business & Innovation têm o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios durante o evento. No Green, como o próprio nome já explica, o foco são as marcas que trabalham o turismo verde e de aventura. Também haverá o apoio da ONG Greenpeace, que atende aos participantes com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.
Já no Business, além dos expositores da área corporativa, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
Gastronomia
Após o sucesso do espaço Food & Drinks de 2022, essa área retorna na edição deste ano. A justificativa da organização se baseia em dados do Ministério do Turismo, que aponta para a gastronomia como um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá aulas-shows.
Valorização do capital humano
A edição contará com mais de 100 horas de conteúdos divididos em sete palcos com o Meeting Festuris, que acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano. O palco terá entre os palestrantes Dado Schneider, criador da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, entre outros.
Os ingressos para o Meeting, que estão no terceiro lote, custam R$ 499. Agentes de viagem têm valor especial: R$ 170. Podem ser adquiridos no site. Quem comprar esse ingresso tem acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation, da Diversidade e da Arena Gastronômica. Além desses específicos, haverá mais três palcos com mentorias.
Práticas de ESG
As ações de ESG (environmental, social and governance, no português, ambiental, social e governança) também terão espaço. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da araucária, com uma muda de árvore sendo plantada por convidados da feira. Além disso, também serão distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes.
E, pelo segundo ano, os usuários da Apae Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados em estande próprio, com a renda revertida para a instituição. Usuários da instituição fazem parte da equipe de trabalho. A Associação Materna de Apoio ao Empreendedorismo (Amae) também comercializará produtos que mulheres que buscam recolocação no mercado de trabalho produzem. O projeto chama Mães que Criam.
País convidado
A cada edição do Festuris, um país é convidado para expor os potenciais turísticos, histórias e tradições. Neste ano, o Uruguai foi o escolhido, em virtude dos anos de parceria, uma vez que foi dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde o início da proposta.
— É uma forma de rendermos homenagem a quem esteve conosco desde o início — destacou Zorzanello.
Programação
O Festuris ocorre de forma ininterrupta há mais de três décadas, e a organização promove também espaços de aperfeiçoamento aos profissionais do trade do turismo. Confira abaixo a programação do primeiro dia de Festuris, na quinta-feira (9). As atividades dos outros dias estão disponíveis no site do Festuris.
Credenciamento
Horário: das 10h às 20h.
Local: Entradas principais - Pavilhão Araucária e Pavilhão Hortênsia no Serra Park.
Cerimônia oficial de abertura
Horário: a partir das 19h30min.
Local: Palácio dos Festivais - Av. Borges de Medeiros, 2697, Centro, Gramado.
Programação paralela
Reunião almoço
Horário: 12h.
Local: Hotel Águas Claras - Av. das Hortênsias, 1207, Gramado.
Workshop da Anseditur
Horário: 14h.
Local: AV. das Hortênsias, 2029, Centro, Gramado.
"O Rio continua lindo. E perto!" com o cantor Mumuzinho
Horário: 23h.
Local: Sociedade Recreio Gramadense Rua Garibaldi, 328, centro, Gramado.