A 34ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) chegou ao fim neste final de semana com um balanço positivo. Segundo a organização, esta foi considerada a maior e melhor de todas as edições. A feira, que começou na quinta (3), registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, com mais de 2,7 mil marcas em exposição, 12,5 mil inscritos e mais de 40 destinos internacionais.
No primeiro momento da solenidade de encerramento ocorreu a entrega do certificado e premiação ao embaixador Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre), que trouxe o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.
Na segunda parte da cerimônia, houve a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente da Festuris. O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.
— A Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem — ressaltou a secretária municipal de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Na solenidade de encerramento também foi anunciada a data da próxima edição da feira: será de 9 a 12 de novembro de 2023.