Primeira mulher a assumir o posto de CEO e presidente do BMW Group no Brasil, a mexicana Maru Escobedo esteve em Caxias do Sul na última terça-feira (6) para a reinauguração da concessionária Iesa BWM, que apresentou um novo conceito da marca, o BMW Retail Next. O objetivo com a mudança é aproximar ainda mais o cliente e tornar premium a experiência de compra do veículo.
Maru assumiu o cargo de CEO da empresa no Brasil no dia 1º de janeiro deste ano. No México, foi reconhecida entre as “500 pessoas mais influentes da América Latina”, pela Bloomberg Linea, publicação especializada em notícias de negócios e finanças. A administradora também figurou na lista das “100 mulheres mais poderosas do México”, pela revista Forbes, uma revista estadunidense também de negócios e economia.
Durante a visita a Caxias do Sul, Maru conversou com o Pioneiro e contou um pouco sobre a trajetória pessoal, como chegou ao posto de CEO da BMW no Brasil e as primeiras impressões sobre o país onde chegou há pouco tempo e a Serra gaúcha.
Como você está se sentido no Brasil?
Eu me sinto em casa, desde o primeiro dia. As pessoas aqui são incríveis. O sentimento que todos têm de trabalhar em equipe, com as nossas marcas que todos gostam. Temos um futuro muito bom com lançamentos, novos carros de novos segmentos, muitos ações. Eu me sinto em casa e estou muito feliz, só não falo um bom português ainda...
Qual é a importância de ser a primeira mulher a assumir o papel de CEO da BMW no Brasil?
Para mim é muito importante, mas o mais importante não é se é mulher ou homem. Para mim é importante que, na BMW, todos temos oportunidades, então não é apenas um ou outro. Todos que trabalham no grupo têm essa paixão pelo nosso produto, então, trabalhamos muito e temos essas oportunidades. Estar no Brasil é muito importante, porque o país é um mercado muito interessante, muito diferente do México, mas também é grande e com grandes concessionárias e muito profissionais.
Como foi a sua trajetória profissional no início e como chegou à BMW?
Eu tenho 26 anos de BMW. Eu comecei como estagiária, no México. Nós temos lá uma planta que também produz para o comércio local. Era uma planta com a produção pequena, mas precisava dela lá. Eu estudava, na época, e comecei com esse trabalho para poder continuar meus estudos. Gostei tanto de carros, me apaixonei, foi incrível conhecer todo o processo de produção de um carro e fiquei lá enquanto estudava economia. Depois, meu chefe me disse que eu precisava conhecer toda a linha de produção, porque, quando você conhece, você pode trabalhar na BMW. Eu gostei tanto que aprendi sobre toda a linha de produção e fui contratada na área de finanças e produção.
Como contratada da empresa, como foi a escalada até chegar a CEO e presidente no Brasil?
Depois de finanças, eu trabalhei para a área de produto da BMW. Quando tínhamos algum novo produto, meu trabalho era de levar esse lançamento para o México. Para mim foi muito legal porque eu não sabia nada sobre carros e tive que aprender tudo e me apaixonei. Fiquei lá e depois fui para o setor de marketing da BMW no México. Muitos anos depois, eu morei na Alemanha, trabalhei em vendas para a Europa, mas eu morava em Munique. Foi muito interessante, porque são mercados muito diferentes. Foi uma ótima experiência porque conheci uma parte mais corporativa da BMW. Depois eu voltei ao México e fui diretora da Mini, na nossa região, que é toda a América Latina. Depois, trabalhei em vendas e depois fiquei responsável pelo Grupo BMW no México. E, depois disso, veio o desafio do Brasil.
É a primeira vez que você vem para a região da Serra? Já conhecia alguma coisa?
Não! É a minha primeira vez. Eu não conhecia a palavra "gaúcha", mas conhecia o Estado e a região e Caxias do Sul. Eu me lembrava de Caxias do Sul porque conhecia o Thiago Nahas (acionista da Iesa BMW) de um evento da BMW. Escutei falar de Caxias do Sul e de Porto Alegre, é o que eu já conhecia. Me falaram que os vinhos e os chocolates são muito bons. Eu provei um chocolate e era delicioso. Vinho eu ainda não provei.
Por que Caxias do Sul foi a primeira cidade da região Sul a receber esse novo conceito de concessionária?
Tenho que agradecer ao grupo Iesa, na verdade, porque falamos com todos os nossos concessionários sobre esse novo conceito. Pedimos quem queria fazer já. O grupo Iesa quis fazer e quis começar por Caxias do Sul. Eles confiam em nós e nós confiamos neles.