A partir das 9h desta terça-feira (9), mais de 150 marcas integrantes da cadeia ambiental estarão expondo produtos, serviços, ideias e tecnologias na Fiema Brasil. Ela acontece até quinta-feira (11), sempre das 9h às 20h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Os interessados em participar devem ser maiores de 16 anos e precisam fazer uma inscrição prévia no site oficial do evento ou presencialmente na entrada. O acesso é gratuito.
Nesta 9ª edição do evento, 55 startups vão compor a chamada Arena Startup De acordo com o presidente da feira, Jonas Brevia, esta novidade consiste em um espaço demarcado, para que tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentável sejam apresentadas e negociadas.
— Na arena, vamos ter 30 palestrantes contando cases, apresentando pitching. São pessoas que vão falar de temas como transformação organizacional, liderança, inovação, economia circular, entre outros, para impulsionar ideias, negócios e soluções nas questões sustentáveis.
Dentro da Fiema, que tem como lema “Ciência, tecnologia e inovação para o meio ambiente”, ocorrerá o FiemaCon, um espaço destinado para o conhecimento. Uma das atrações da programação é o Meeting Empresarial, painel dedicado ao mundo corporativo, que proporcionará debate com grandes líderes empresariais. Além disso, também terá o 1º Simpósio Gaúcho de Recuperação Energética De Resíduos Sólidos Urbanos, o 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, o 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, o 6º Seminário de Segurança do Trabalho e o 1º Seminário de Construções Sustentáveis. A participação no FiemaCon é paga, e os ingressos variam conforme o evento desejado, podendo ser adquiridos no site ou pessoalmente na feira.
Normalmente, a feira, promovida pela Fundação Proamb, ocorre de dois em dois anos, porém devido à pandemia de covid-19, a última edição foi em 2018. Naquele ano, 7 mil visitantes passaram pelos três dias de exposição. Ao todo, 79 expositores estiveram presentes e compareceram pessoas de sete países. A expectativa da organização, neste ano, é ultrapassar os 8 mil visitantes.
Nesta segunda-feira (8), a partir das 19h, ocorre um jantar com os envolvidos no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento (CIC). A ação conta como uma solenidade de abertura oficial da 9ª Fiema Brasil.
Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha estará presente na Fiema
O estande regional do Ecossistema de Inovação da Serra Gaúcha será um laboratório vivo na Fiema. É um espaço como uma praça onde os visitantes podem ter acesso a elementos que representam a natureza, por exemplo, com plantas, flores e objetos simbólicos do meio ambiente. Ele será destinado para demonstrar soluções de inovação para cidades inteligentes, promover a socialização e integração das pessoas. O espaço também terá ações educativas e palestras com temas voltados a responsabilidade ambiental de soluções sustentáveis para cidades inteligentes, indústria e turismo na Serra gaúcha. Um dos destaques do espaço é a exposição dos veículos elétricos que já estão estacionados no pavilhão E.