O 7º Festival de Economia Criativa da Microempa (EC Fest) abriu nesta quinta-feira (18) estreando um novo formato, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul. Até 2021, quando foi a edição anterior, o encontro, que tem o objetivo de apresentar caminhos para o desenvolvimento, era em formato de fórum voltado ao conhecimento. Para este ano, a programação foi ampliada com várias palestras e atividades em diferentes ambientes. A organização estima a presença de 400 pessoas até esta sexta (19), quando se encerra — as atividades são das as 14h às 19h.
No dia de abertura do evento, o coordenador do Núcleo Setorial de Economia Criativa da Microempa, Henrique Nogueira Barbosa, salientou que o EC Fest é para todos que utilizam da criatividade na vida pessoal ou profissional. No âmbito do empreendedorismo caxiense, o festival tem o intuito de mostrar caminhos para o desenvolvimento:
— Temos um grande número de pessoas se recolocando no mercado de trabalho e empreendendo, a criatividade vem de encontro no fator de desenvolvimento, geração de renda e de empregos.
Calma, respira, mas mantenha-se em movimento
O primeiro palestrante desta edição foi o publicitário Joe Guidini, que debateu a temática: “Como mobilizar pessoas em prol da criatividade”. O proprietário de uma agência de publicidade de Caxias explicou ao público que nada se faz sozinho, mas que a vida se constrói com uma série de pessoas. Ele fez uma analogia da mobilização criativa com uma gota de água.
— Uma gosta de água é só uma gota, mas várias gotas juntas enchem um copo, um balde, o oceano e juntas fazem a diferença — comenta Joe.
O palestrante repassou alguns caminhos para que a pessoa desperte a criatividade. O primeiro passo é sonhar, começar de algum ponto, após acreditar nesse sonho e ir até o fim. Divertir-se também foi citado por ele, Guidini acredita que não se deve focar só no resultado, é preciso divertir-se ao longo do processo para torná-lo mais leve. Construir repertório, ter experiências e mobilização de pessoas também são elementos fundamentais, na visão do publicitário.
— Calma, respira, mas mantenha-se em movimento — foi a orientação de Joe para aqueles que desejam utilizar a criatividade para empreender.
Na sequência, o palestrante foi professor de Joe no curso de Publicidade, Marcelo Wasserman. Além de professor universitário e mestre em comunicação, Wasserman é doutorando em Desenvolvimento Regional. Esse foi o tema da palestra que proferiu.
De forma didática, Wasserman explicou o que é desenvolvimento na sua visão. Para ele, o termo é amplo, não sendo apenas restrito ao setor econômico. Resume que para se desenvolver é preciso “ser a sua melhor versão”. Sobre o desenvolvimento regional, o professor sintetizou o conceito como “desenvolvimento de territórios e dos usos dele”. Já a criatividade considerou uma “qualidade imaterial”.
Unindo os conceitos, o professor mostrou exemplo de cidades e países que solucionaram problemas de forma criativa e com mobilização de todos. Inicialmente, contou sobre uma cidade chamada Bilbao, na Espanha, que, em 1980, entrou em uma crise irreversível. Precisou se reinventar e abraçou a cultura como uma forma de sair do chão. O município, que era uma matriz industrial mecânica, tornou-se um polo turístico por meio de investimentos culturais. Citou ainda, Medellín, na Colômbia, que sofria com as questões de segurança pública, em virtude do narcotráfico.
— Pensar em Medellín é lembrar da série Narcos (sobre o tráfico e baseada na história real de violência e poder dos cartéis colombianos.). Graças à junção do poder público e da mobilização social, foram feitos investimentos em urbanismo, causando uma reviravolta no local — conta Wasserman.
Ainda citou outros exemplos, como Recife, que é considerada pela Unesco uma cidade criativa no segmento da música. Segundo o publicitário, o investimento em cultura, educação, criatividade e tecnologia podem mudar qualquer lugar.
Três palcos simultâneos
A 7ª edição do Festival de Economia Criativa da Microempa conta com três palcos simultâneos que apresentam palestras, workshops, oficinas e atividades culturais. Os temas dos bate-papos perpassam por criatividade, inovação cultural, economia circular, inteligência criativa, empreendedorismo, competitividade, tendências, entre outros assuntos. Ainda, segundo o coordenador Henrique Barbosa, há um espaço para consultorias:
— A Microempa está prestando consultorias de RH, financeiro, marketing, entre outros aspectos para quem quiser abrir o próprio negócio.
Para esta sexta-feira (19), estão programados os seguintes eventos
Palco 1 – Teatro
- 14h – Jessica Trindade: “Autocuidado também é cuidar do seu dinheiro”
- 14h40min – Giovanni Rocha: “Narrativas imersivas em realidades estendidas: perspectivas e desafios”
- 15h20min – Maria Julia Bezzi: “Crescimento sustentável e sucessão familiar: o compromisso das novas gerações”
- 16h – Kelen Nascimento: “Economia criativa para que te quero”
- 16h40min – Juliana Guterres: “Do pijama ao prazer, da Meia & Cia à Brisabela”
- 17h20min – Fer D’Arrigo: “Movimentando a Inovação em Bento: O case do INOVABento”
- 18h – Sophia Grison: “Neurociência aplicada é a salvação dos negócios da atualidade?”
- 18h40min – Claudio Nascimento: “Jobs to be done: Como a Economia Criativa pode identificar e atender às necessidades não atendidas dos consumidores, criando soluções que ofereçam verdadeiro valor?”
Palco 2 – Cinema
- 14h – Volnei Garcia: “Megatendências e Competitividade”
- 14h40min – Patty Pedrotti: “O cotidiano como fonte de inspiração”
- 15h20min – Laura Magalhães (on-line da Espanha): “Inovação social e sustentabilidade como pilares da economia criativa”
- 16h – Thais Moraes: “Customer Success – o que é a centralidade no cliente?”
- 16h40min – Daniel Ignacio Vargas: “Modelo de gestão para o ponto de cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG”
- 17h20min – Tatiana Duarte: “Case Alia Inclui – Como a startup caxiense quebrou barreiras e criou o 1º Selo de Rótulo Acessível do Brasil”
- 18h – Gislaine Perottoni e Bárbara Angonese: Painel “Preservar: A quem cabe o Dever e a Responsabilidade”
Palco 3
- 14h – Thaise Paim Klippel: “Insight Insano: Como estimular a criatividade nas equipes”
- 14h40min – Josiane Ferreira: “Quem me ajuda a vender?”
- 15h20min – Dion Pereira: “Ciclo da realidade, a chave para transformar sua vida”
- 16h – Andréa Peres: “Meu destino é ser star”
- 16h40min – Henrique Nogueira Barbosa: “Turbine a sua empresa no Google”
- 17h20min – Mentorias Individuais
SERVIÇO
::: Quando: até sexta-feira (19), das 14h às 19h
::: Ingressos: bit.ly/ingresso-ec-fest (R$ 99 para associados da Microempa e R$ 129 para não associados – consultar se ainda há disponibilidade)
::: Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo)
::: Outras informações: microempa.com.br ou (54) 3025.7532