Nesta quinta-feira (18), Caxias do Sul terá atividades com o intuito de engajar a população e empresários a participar do Dia Livre de Impostos, programado para dia 25 de maio. A CDL Jovem realizará, entre 11h e 18h30min, ações de conscientização para mostrar a quantidade de impostos que o consumidor paga em produtos e serviços. Um dos objetivos da iniciativa é incentivar os comerciantes que quiserem participar da ação a se inscreverem, sendo que o prazo para isso se encerra dia 24 de maio.
Apesar de a campanha acontecer em âmbito nacional há 17 anos, Caxias participa há cinco, quando a CDL promoveu ações sempre apenas no dia da campanha. Porém, percebia-se, segundo a organização, que as pessoas tinham interesse de participar, mas não tinha mais tempo hábil para se inscrever. Por isso, neste ano, a entidade decidiu fazer uma fase preparatória com divulgação antecipada em sete dias. Nesta quinta (18), a programação começa às 11h, em frente à sede da CDL, que fica na esquina das Ruas Sinimbu com a Alfredo Chaves, no Centro de Caxias.
De acordo com o diretor da CDL Jovem de Caxias, Gabriel Comerlato, as pessoas que passarem pela calçada serão abordadas pela equipe que fará a divulgação. Todos estarão identificados e terão a companhia do mascote da campanha, que foi chamado de Impostossauro. Além disso, será disponibilizado para o público um game para que as pessoas joguem e entendam como funciona a cobrança de impostos no país.
— A gente vai ter um dado, de mais ou menos um metro cada lado, com percentuais de impostos. A pessoa joga o objeto para o alto e a face que cair será a quantidade de imposto recolhida. A gente vai dar um caixa de bis em que a pessoa poderá retirar (em chocolates) o percentual que sobrar (a CDL fica com percentual que seria recolhido em imposto)— explica Comerlato.
Ou seja, além de aprender sobre a tributação, o público ainda terá a oportunidade de sair da "brincadeira" com um mimo. Em seguida, às 13h30min, o game será levado para a Praça Dante Alighieri. No meio da tarde, retorna para a frente da CDL e, ao final da tarde, às 18h30min, a equipe se dirigirá para o Shopping Villagio, onde os clientes do centro comercial também poderão participar da brincadeira consciente.
Adesão à campanha é gratuita
Segundo Comerlato, o comerciante brasileiro precisa trabalhar cinco meses do ano para pagar os impostos. Por exemplo, remédios e vestuários têm em média 31% de tributos; eletrônicos e bebidas alcoólicas, 43%; cachaça e perfumaria, 70%. Por isso, em virtude da alta cobrança, o diretor da CDL Jovem acredita que é importante a participação dos comerciantes na campanha. Comerlato pensa que esta é uma forma de atrair clientes e de mostrar a eles o porquê é cobrado aquele valor de determinado produto. Afinal, a cobrança sempre reflete no valor pago pelo consumidor final.
As empresas interessadas em participar, mesmo não sendo associadas da CDL, podem se inscrever no site dialivredeimpostos.com.br. É preciso cadastrar os dados da loja e do produto que será disponibilizado para o público. O percentual de desconto será calculado com base na tabela de impostos nacionais. Um material de apoio será disponibilizado para as lojas:
— O empresário inscrito recebe um kit com balões, cartas e etiquetas para colocar nas peças e chamar a atenção dos consumidores — detalha Comerlato.
Na última edição, ano passado, 250 lojas participaram da ação em Caxias do Sul. Para este ano, a expectativa da organização é chegar a 350 estabelecimentos.
Serviço
Ação de conscientização - 18 de maio (quinta-feira)
::: 11h, em frente à CDL
::: No meio da tarde, na Praça Dante
::: 18h30min, no Shopping Villagio
Dia Livre de Impostos - 25 de maio (quinta-feira)
:: Inscrição aos empresários pelo site dialivredeimpostos.com.br até o dia 24 de maio.