Para inspirar, compartilhar e perpetuar as histórias, duas mulheres empreendedoras se reuniram em Caxias do Sul, nesta terça-feira (7), em uma painel organizado pelo Sindilojas. Com a presença também da economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, e da jornalista do Grupo RBS, Babiana Mugnol, a diretora das Lojas Ferraro, Kellen Ferraro, e a sommelière internacional de azeites Maria Beatriz Dal Pont abordaram o tema "Mulheres que arrasam no mundo dos negócios".
O encontro ocorreu pelo segundo ano consecutivo, organizado pela entidade representativa do comércio varejista, no auditório integração do Sindilojas. De forma descontraída, o universo feminino foi discutido em evento que começou com um coffee, seguido pelo painel.
Durante o bate-papo, as palestrantes falaram sobre a rotina das mulheres, que conciliam vida profissional e pessoal.
— As mulheres têm um desafio muito grande, que é ter vários papéis, de ser mulher, dona de casa, empresária e também, paralelo a isso, se cuidar — comentou Kellen Ferraro.
O bate-papo incluía também visões plurais. Beatriz Dal Pont, por exemplo, não vê distinção no papel de homem ou de mulher em empreender.
— O empreendedorismo é um modo de ver a vida, que nasce da tua cultura, do ambiente familiar que se manifesta desde pequeno — defende Beatriz.
Ir atrás das oportunidades
Já a economista Patrícia Palermo defende que a ocupação de cargos vai muito da busca por oportunidades e da vontade das mulheres de tentar a ocupação.
— Ouvi uma vez que muitas mulheres não assumem certas posições porque não se ofereciam para vagas. Como chamar alguém que não está se candidatando para aquela vaga? Quero mostrar para essas mulheres que é possível, ser mulher é uma coisa que nunca me atrapalhou, sempre usei como uma potência — relata Patrícia.