O município de Paraí entrou para a lista da Defesa Civil do Estado entre as cidades da Serra que estão em situação crítica por conta da estiagem. Só em Paraí, o prejuízo estimado passa de R$ 26,7 milhões, de acordo com levantamento da Emater e Defesa Civil do município. Com isso, já são sete cidades da região que decretaram situação de emergência. Os outros são André da Rocha, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Guabiju, Protásio Alves e São Jorge
Os principais impactos são sentidos no campo. Em Paraí, a estimativa é que a perda seja de metade da produção de batata doce, mandioca e soja. A quebra da safra chega a 60% na cultura do feijão e de olerícolas em geral. Cana-de-açúcar e milho têm perdas de 40% e 45%, respectivamente.
Além dos prejuízos na lavoura, o abastecimento também é impactado. Segundo a Secretaria de Agricultura, 10 propriedades das comunidades de São Caetano, Santa Maria Goretti, São João Bosco, São Luiz, Sagrado Coração de Jesus, Barra Seca e São Lucas, no interior, recebem água diariamente de caminhão-pipa para consumo animal.