Passado o período mais grave da pandemia, o turismo ganhou ainda mais fôlego. É nesse clima de crescimento que ocorre a Festuris (Feira Internacional de Gramado), desta quinta-feira (3) até o próximo domingo (6) — a programação vai até sábado (5), às 19h; domingo será livre e para dispersão dos participantes. A 34ª edição do evento, que será no Serra Park, aumentou 16% em relação a 2019, antes do avanço da covid-19 pelo mundo, em termos de ocupação do espaço e em número de expositores. Com isso, será a maior edição da história da feira.
Pela primeira vez, o evento vai ocupar integralmente os dois pavilhões do Serra Park. Na feira de negócios, serão mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais em mais de 300 estandes. A projeção é de que 12 mil pessoas participem da Festuris, instalado em 24 mil metros quadrados de área construída. De acordo com Eduardo Zorzanello, CEO da Festuris, a expectativa é gerar R$ 360 milhões em negócios, mas a estimativa é de que o valor possa chegar a R$ 400 milhões.
Zorzanello defende que, ao crescer, o evento se torna cada vez mais relevante, porque atrai personalidades, autoridades e empresários de segmentos do turismo que pautam políticas públicas e definem negócios dentro do setor.
— É o evento onde os profissionais da indústria do turismo se reúnem para celebrar negócios para, então, lançar tendências e fazer trocas para vender o seu produto para o consumidor final. Então, é como se fosse o “atacado do turismo”.
Novos significados para o turismo
Para a organização, o momento positivo é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo dos dois últimos anos, com posicionamento otimista e positivo, apesar da pandemia. Com a reação do turismo pelo mundo, a avaliação é de que este é um grande momento para o turismo.
Esse novo cenário do setor vai estar em pauta no Meeting Festuris, em que são realizadas palestras e mentorias. Neste ano, o tema é Ressignificando o Turismo. Para essas atividades, o número de inscritos é 50% maior do que no ano passado.
— A gente é sustentado por dois pilares básicos: a sustentabilidade e a inclusão. Então, o turismo inclusivo, um turismo de respeito, um turismo que permite que todos têm o direito de viajar, um turismo que respeita a questão econômica, que impacta e traz resultados para o RS e Região das Hortênsias, e também gera um volume de negócios gigante entre os outros participantes e expositores. A gente tem o lado da sustentabilidade, que é o lado econômico, que é o lado social de geração de emprego e renda e fomento a políticas sociais, e também todo cuidado que a gente zela por ter um turismo que não seja predatório, que seja cada vez mais focado nas questões ambientais — destaca Zorzanello.
O Meetings Festuris, que será nas manhãs de sexta-feira (4) e sábado (5), terá o objetivo de instigar aspectos como a criticidade, o questionamento e a curiosidade. É o que diz a curadora de conteúdo, Luciana Thomé:
— O Meeting trará para a cena do turismo a multissetorialidade e a oportunidade de agregar a diversidade de conhecimentos para projetar um novo pensar – a ressignificação que acreditamos ser o combustível para adaptação constante aos novos desafios da humanidade — argumenta.
Sete pontos para prestar atenção na Festuris
- Sustentabilidade: para contemplar esse aspecto, os halls de acesso à feira ganharam novos nomes: Pavilhão Araucária e Pavilhão Hortênsia. A atenção às questões ambientais será um dos aspectos centrais do evento, que vai distribuir, em parceria com a prefeitura de Gramado, oito mil mudas de hortênsias, além de outras árvores, aos participantes. Além disso, o Greenpeace vai desenvolver ações de conscientização sobre o meio ambiente e turismo. Outra ação que engloba o pilar da sustentabilidade da Festuris, há pelo menos sete anos, é a Árvore da Integração. Neste ano, o convidado a plantar a árvore no complexo do Serra Park será Portugal.
- Casamentos: uma novidade é o retorno do espaço Wedding. Essa área será assinada pelo curador e cerimonialista César Serra.
- Diversidade: a Festuris também ampliou o espaço LGBT+, que contará com expositores inéditos e apresentará uma área de conteúdo.
- Luxo: o evento ampliou o espalo Luxury, voltado a marcas e produtos que ofereçam o diferente e o exclusivo.
- Gastronomia: o espaço Food & Drinks Experience, lançado nesta edição, terá a proposta de apresentar a herança gastronômica do Rio Grande do Sul, do Brasil e de outros países, além da própria gastronomia típica do Estado gaúcho. Haverá amostras da gastronomia, aulas show e comercialização de produtos e pratos.
- Tecnologia: os participantes da Festuris podem baixar um novo aplicativo para esta edição. Ele possibilita, por exemplo, que os usuários façam postagens, curtam e comentem, como em uma rede social habitual. A ferramenta disponibiliza a programação completa do evento e acesso aos perfis dos palestrantes e mentores. Os participantes poderão também agendar reuniões com expositores de toda a feira.
- Cultura: o ator João Signorelli apresentará o monólogo “Gandhi, A Ética Inspiradora”. O monólogo está em cartaz há mais de 10 anos e faz o público refletir sobre a liderança, a não-violência e introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre liderança, integração, cooperativismo e amor.
Painelistas
- Fábio Mader, diretor Executivo de Sourcing da CVC-Corp: “A transformação através das pessoas”
- Lelei Teixeira, jornalista e escritora: “Acessibilidade e inclusão - desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”
- Maribel Silva, diretora Comercial e Marketing da Calçados Beira Rio S/A: “Design com propósito de servir com excelência - Os grandes ensinamentos e inspirações que o mercado pode trazer para o turismo”
- Clovis Tramontina, diretor do Conselho de Administração da Tramontina: “Clovis Tramontina: paixão, força e coragem”
- Tarcísio Gargioni, co-fundador da Gol Linhas Aéreas: “Case Gol: Agilidade e estratégia no mundo 4.0”
- Martha Medeiros, empresária e estilista: “Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso”
- Carlos Antunes, diretor Brasil/South America at TAP Air Portugal: “O desenvolvimento de vendas da TAP no Brasil”
- Fabrizio Gueratto, digital influencer, especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, palestrante e escritor: “Finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo”
- Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur: “Grife Gramado: A força da marca que impulsiona o desenvolvimento”
- Gonçalo Rebelo De Almeida, CEO/Administrador Do Grupo Vila Galé Hotéis: “Uma hotelaria mais sustentável e humana”
- André Meyer Coelho, coordenador de MBA e gerente de Projetos e integrante do Núcleo de Turismo da FGV: “Economia do turismo - um futuro melhor”
- Ricardo Fantinelli, publicitário, especialista em gestão de marcas e design: “Turismo da Tecnologia e da Inovação - as oportunidades que o mercado ainda não percebeu”
- Guilherme Paulus, fundador da CVC e da GJP Hotels & Resorts, presidente da GJP Holding e Participações Ltda: “O Turismo, Mercado de Luxo e Experiências!"
Mentores
- Barbara Modenesi , gerente de Treinamento Brasil da Disney Destinations: “A Celebração Mais Mágica do Mundo”
- Jorge Kralik, diretor da Ciclo Estratégias de Marketing, Cursos e Eventos: “Como ressignificar a nossa vida para reencontrarmos a nossa essência e plenitude”
- Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel Education: “Como construir uma agência de viagens para vender alto ticket”
- Patrick Paes, publicitário, empreendedor, MBA em Negócios Digitais, sócio da Paes.Digital, agência Diamond Partners da RD: “Como atrair clientes qualificados para venda de pacotes de turismo usando a internet”
- Eduardo Matos, sócio e Designer na Duck Design Studio e Gabriel Sauer, sócio e pesquisador na Duck Design Studio: “Como um site pode impactar e gerar resultados dentro do ramo turístico”
- Juarez Quinhones Barrozo, presidente da Redetur e CEO da Travel Mix: “Só para agências de viagens: Mudar não é mais uma opção. É uma obrigação!”
- Giancarlo Takegawa, diretor geral da Air Canada: “Mentoria Exclusiva para Agentes de Viagens : Excelentes argumentos para você convencer seus clientes a vender mais América do Norte com a Air Canada”
- Rogério Esteves, coordenador nacional de vendas: “A importância do Seguro Viagem no Turismo”
- Cristina Muniz, Sales, Marketing & Training Executive: “Novidades e Diferenciais dos Parques do Grupo Seaworld Parks & Entertainment”
- Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados e assessor jurídico da ABAV Nacional: “Créditos e Reembolsos de Viagens - como estão agora?”
- Ari Stopassola Junior, perito gorense computacional na Perito.inf.br: “Resposta a incidentes cibernéticos, computação forense e perícia digital”
- Andrea Gabel, gerente sênior de vendas da América Latina do Visit St. Pete Clearwater: “Os Principais Atrativos de St. Pete Clearwater”
- Fabrício Medeiros, gestor do complexo do Cristo Protetor: “Cristo Protetor”
- Abdon Barretto Filho, economista, mestre em Comunicação Social: “City Marketing e a Economia Criativa: Políticas, Estratégias e Ações”
- Vadis da Silva, CEO da Gestour Brasil & coordenador nacional do e-Marketplace Cooperativado do Turismo Brasileiro: “A Organização de Clusters de Negócios do Turismo de Cidades e de Regiões Turísticas”
- Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni: “Felicidade e Trabalho”
- Antonio Barreto Junior, diretor geral de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador: “Road Show de Salvador”
- Richard Alves e Marcela Saad, sócios-fundadores da Lab Turismo e idealizadores do MAPTUR: “Sistema para planejamento e gestão de destinos turísticos – MAPTUR”
- Juliana Recuero Ustra, CEO Ustra Consultoria: “Expedição Cacau e Chocolate do Brasil – um case de projeto de turismo de experiências”
- Sandra Lucia Passetto, executiva de Contas na Air Canada: “Mentoria Exclusiva para Agentes de Viagens: Saiba como conectar o seu cliente com o Mundo voando Air Canada!”
- Jussara Cruz Argoud, analista de Projetos do Sebrae RS: “Destino Costa Doce com sugestão de passeios para diferentes públicos”
- Marvio Mansur, diretor de Vendas CVC Corp, e Bruno Heleno, diretor de Produtos Terrestres nacionais da CVC Corp: “Tendências de destinos e gestão de viagens com Bruno Heleno, Cristiano Placeres e Marvio Mansur”
- Caren Urbani, diretora Institucional Mundo a Vapor, e Arthur Rossa, curador Mundo a Vapor: “Mundo a Vapor: dos trilhos do trem às alturas conectando gerações”.
Programação Talks Business
- Anita Pires: Entregando experiências inesquecíveis na nova era dos eventos
- Carlos Prado :Viagens e ou Eventos Corporativos e sua Importância para Economia Brasileira
- Gervasio Tanabe: O universo digital nas relações corporativas.
- Fátima Facuri: Eventos: a gente cresce, o turismo também
- Juliana Nogueira - Hotel Master e Hotel Deville Facilidades de Eventos em Estruturas Hoteleiras
- Tiziana Ludwig - Felicidade e Trabalho
- Lançamento Comitê MICE RS
Programação bate-papos LGBT+
- Alex Bernardes: Turismo LGBT+ Como um todo.
- Fernando Bertozzi e Caio Klein: Movimentos LGBT+ Pride Búzios x Parada Livre de POA
- Clóvis Casemiro e Ricardo Gomes: Importância das Entidades para o Turismo LGBT+
- Wanderson Borges: Preserve Pipa
- Aline Aguiar: Canyons do Sul
- Alvaro Machado e Jardel (Del) Hay: Movimentos Turisticos LGBT+ RS