Com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, uma das maiores feiras de negócios da América Latina, a Mercopar, deu o pontapé inicial da sua 31ª edição em Caxias do Sul, nesta terça (18). O evento segue até sexta-feira (21), no Centro de Feira e Eventos da Festa da Uva.
A abertura, que estava marcada para 13h15, atrasou por um pouco mais de uma hora, para aguardar a chegada do ministro. Mas não reduziu a empolgação dos convidados e público, que já percorre os corredores da feira, em busca de contatos e negócios.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), também participou da solenidade. Em discurso, o prefeito anunciou o plano para criar uma concessão de ocupação do Parque da Festa da Uva.
Tecnologia rouba a cena
Visitantes e expositores, de todos os cantos do Brasil, estão empolgados com a possibilidade de aumentar a rede de contatos, principalmente com empreendimentos de outros estados - uma vantagem citada por muitas pessoas que estiveram na feira neste primeiro dia. Mas, o que mais animou a todos foi a tecnologia exposta no evento.
Entre uma conversa e outra, visitantes e expositores paravam tudo para filmar e fotografar Scooby, o cão robô contratado especialmente pela organização da Mercopar. Da empresa Future Media, Scooby interagia com o público, a partir de um controle usado por um dos colaboradores da empresa. A ideia é, futuramente, comercializar mais robôs como esse no Brasil - este exemplar é importado.
Itens como esse impressionam visitantes, especialmente os de primeira viagem na feira. É o caso do empresário Douglas Gollmann, 39 anos. Dono de uma rede de varejos há sete anos no Estado e Santa Catarina, o empreendedor, que busca soluções para e-commerce e logística na Mercopar, ganhou uma nova visão sobre as possibilidades para o negócio.
— Me chama atenção coisas que não conhecia, que nem fazia ideia que poderia assistir. Saio daqui vendo que tem solução para tudo. Para quem gosta do empreendedorismo, tem muita coisa bacana que pode, amanhã ou depois, ou quem sabe até a curto prazo, agregar bastante para o nosso ramo — anima-se Gollmann.
Nos quatro dias de programação e 60% a mais de ocupação de área útil em relação ao ano passado, a organização espera receber 20 mil visitantes e gerar 30% a mais em negócios, do que os R$ 242 milhões gerados no ano passado. Essa expectativa é notada nos expositores, como Kaue Diotto, 25, engenheiro de vendas da Infaimon, multinacional especializada em visão artificial para metalurgia e siderurgia.
— A expectativa é muito grande. Já começou com uma boa movimentação. Falamos isso porque passamos por dois anos de pandemia, então eram dois anos que não tínhamos contato com o público. As inovações aconteceram, mas não foram apresentadas. Depois de dois anos voltar a ter o contato social, vai ser muito positivo — espera Diotto, que veio de São Bernardo do Campo com o escritório nacional da empresa.
Rede de contatos
Com uma estrutura de 32 mil metros quadrados, a feira de negócios recebe visitantes e expositores de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. São 512 expositores, número recorde da feira.
Muitos esperam que a feira sirva de contato inicial para futuros negócios e parcerias. É o caso do diretor comercial de uma empresa metalúrgica de São Leopoldo, Jackson Reis, 29, que participa pela terceira vez da Mercopar.
— Tem muitas empresas importantes para o mercado, está bem interessante. Venho em busca de negócios virtuosos para evoluir como empresa, além de levar nossos produtos para outras empresas — conta Reis.
Até mesmo os expositores buscaram circular pelo ambiente, para conhecer novos negócios. Daniel Ianne, 27, que estava com a startup TCX, de Belo Horizonte (MG), aproveitava para conversar com outros expositores.
— Viemos conhecer o pessoal, com coisas diferentes, também para vender nosso serviço. Vi que aqui tem muitas coisas interessantes e também muitas pessoas que produzem localmente, o que achei o mais interessante — relata Ianne.
Para reforçar marcas e o mercado
A Mercopar encurta a distância entre compradores e fornecedores. Para muitos, pode ser o primeiro contato, ou a possibilidade de reforçar uma novidade. A Parceria Solar, empresa de Santa Maria especializada em geração de energia fotovoltaica, busca se apresentar para o mercado local, já que abriu escritório em Bento Gonçalves, e apresentar novos produtos ao público: a empresa aposta em energia sustentável, com patinetes e scooters elétricos - que chamavam atenção do público.
— Faz algum tempo que vemos esse mercado crescendo e somos uma empresa sustentável, que trabalha com energia fotovoltaica, aliamos a questão da mobilidade elétrica como complemento da questão da solar — explica Débora Vestena, 25, comercial da empresa.
O mesmo vale para a Fortes Machines Corp, de Chapecó, que além da citada rede de contatos, tem o objetivo de explorar o mercado local. O início para empresa, na sua primeira Mercopar, é bastante promissor.
— Tem bastante cliente em potencial no nosso mercado. Estamos com um negócio praticamente fechado em uma das máquinas — relata Arthur Linder, 21, representante da empresa especializada em máquinas de corte.
Programe-se
O quê: 31ª Mercopar - feira de inovação industrial
Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul
Quando: 18 a 21 de outubro, das 13h às 20h
Mais informações: www.mercopar.com.br
Cadastro: precisa ser feito no site acima, no item Quero Visitar
Ingresso: gratuito, mediante cadastro