Diante da proposta "Novos Tempos, Novos Olhares Sobre O Consumo", apresentada pelo 4º Simpósio Estadual do Varejo, "Novas Tecnologias para o Varejo: o que vem por aí?" foi o tema de um o talk show com os painelistas Giancarlo Giacomelli, head de inovação da Fecomércio-RS, e Cleidi Soberansky, gerente de Inovação das Empresas SIM. O evento ocorre em Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira (18). A mediação foi feita por Andreia Fontana, gerente de Jornalismo da RBS Caxias.
Cleidi abriu apresentando o termo de phygital, que é o varejo ser físico e digital ao mesmo tempo. Ela lembrou que a pandemia acelerou, mas também facilitou este processo.
— Hoje, conseguimos colocar tudo em uma nuvem com um custo muito mais baixo. E é necessário, porque é o que o cliente quer. Quando a pessoa tem um desejo, é na internet que dá uma olhada primeiro. Quem decide ir comprar na loja física ou pelo digital é o cliente. Não conseguimos mais, como varejistas, obrigar a comprar aqui ou lá.
A gerente de Inovação, contudo, ressaltou que não basta estar na internet. É preciso atender o perfil e ações do cliente. Caso não, ele rapidamente pode encontrar um concorrente que atenda sua necessidades.
— Para ser phydigital precisa ser instante, conectado o tempo inteiro com seu cliente, quando ele perguntar terá que responder. Para isso, é preciso ter pessoas por trás, trabalhando. Tem que acompanhar os movimentos e as mudanças de perfis de consumo. Aprendam quem é o cliente de vocês — ressalta Cleidi.
Ela recomendou ter um parceiro de logística, usar e abusar de Plataformas integradas (Sistemas, APP, site, marketplace), Redes Sociais (Instagram, TikTok, Facebook, Linkedin), QR-codes, telas interativas, realidade de aumentada, provadores virtuais, live streamings e live commerces. Segundo ela, "o consumidor continua o mesmo, o que mudou foi seu comportamento e principalmente, suas expectativas". E lembrou que o consumidor é bombardeado de informações diariamente, e por isso, a importância de integrar informações das vendas, redes sociais, e-mails, WhatsApp, coletar e traçar estratégias através de Dados (BI, Analytics) e definir canais de comunicação e utilizá-los com frequência. Destacou que os principais pontos de atenção são disponibilidade, atendimento agilizado e humanizado, jornada de experiência e pessoas preparadas.
O especialista em Gestão de Projetos e MBA em Gestão da Inovação, Giancarlo Giacomelli, trouxe o cenário tecnológico atual da hibridização, envolvendo texto, imagem, vídeo, chatbots e Inteligência Artificial, meios de pagamento, ads e predição. Durante a apresentação, trouxe o guarda-chuva da experiência do cliente, que envolve design, marketing, dados, produto e atendimento. Iniciou dizendo que a serra gaúcha é a região mais inovadora do estado e este evento é um reflexo desta realidade do ecossistema de inovação que motiva a experimentação que pode vir a beneficiar o varejo.
Segundo Giacomelli, é preciso identificar qual é o significado do negócio para o cliente, facilitando a vida e melhorando a qualidade de vida. Contou que a Alana é uma ferramenta de inteligência artificial, ou seja, um robô de atendimento que vai aprendendo como dar a resposta ao cliente e trouxe exemplos de aplicativos que facilitam o acesso à tecnologia para o varejo.