Cerca de 300 lojistas e líderes se encontraram no Simpósio Estadual do Varejo, em Caxias do Sul, nesta terça-feira (18). A programação destacou a tecnologia e inovação, reflexo da avalanche de conteúdo que as mídias sociais provocam. Até os mais tradicionais lojistas precisam se adaptar, e o evento foi planejado para esse objetivo.
— É um processo que se acelerou pela pandemia. É uma necessidade aprender a comunicação pelas mídias sociais. O consumidor procura pelo virtual, pois assim ele ganha tempo. E o seu produto chega mais longe. Buscamos projetos, tecnologias e palestrantes para o lojista se identificar e fazer uso dessas ferramentas sem sustos. Uma mensagem que chegue de forma suave e, aos poucos, possa ser usada conforme a cultura da sua empresa — disse o presidente do Sindilojas, Rossano Boff.
O início da programação no Intercity Caxias, contudo, começou pelas pessoas. Autora do livro Destrave Sua Vida, Saia do Rascunho, Fernanda Tochetto palestrou a importância de olhar para as pessoas que compõe o seu negócio. "Como você envolve as pessoas dentro da estratégia da sua empresa?", questionou a palestrante.
— Por trás de todos os negócios, temos pessoas, e pessoas precisam de pessoas. É necessário o olhar e cuidado com o emocional, com a performance, com a gestão de carreira de quem está atrás do teu negócio. É extremamente importante se atentar à tecnologia, mas não esquecer quem está por trás dela. Essas pessoas têm sentimentos, têm família e têm desafios. O maior desafio está em ajudar as pessoas a buscarem a saúde mental, o seu equilíbrio, para conseguirem ir pro seu trabalho fazer o que tem que ser feito. A mensagem que quero passar hoje é que não se esqueça que por trás de todas as mudanças, por trás da tecnologia, existe um ser humano, uma família e alguém que precisa ser estudado, ser desafiado a olhar para sua performance e para gestão da sua carreira — argumenta a treinadora comportamental e mentora de carreira.
Em sua fala, Fernanda citou o conceito Lifelong learning, que prega que nunca é cedo ou tarde demais para se aprender algo. A mentora destaca que ser um líder é fazer sua equipe se desenvolver, assim o empreendedor deixará de ficar motivado diariamente por resultados, porque seus funcionários irão o desafiar.
— Quanto tempo você estuda por dia? Quantos podcasts tocam no seu carro? As pessoas precisam cuidar da auto performance. Quem é você no básico? Reflete naquilo que você não tem. A quantidade de livros e horas de estudos, o quanto usou a tecnologia a seu favor, pois você está a um clique de aprender algo, de estimular as pessoas da sua empresa a se desenvolverem. É preciso, sempre, ter um objetivo maior, uma visão de longo prazo. As pessoas precisam ter metas. Ensine elas a se desenvolverem. Impulsione elas. Cresça e compartilhe com elas. Chama as pessoas para construírem contigo — salientou Fernanda.
"O problema é não estar nas mídias sociais"
Na sequência, o palco foi de Elifas de Vargas, criador da metodologia FastVideos, que produz vídeos rápidos e versáteis utilizando apenas o smartphone. O cofounder da Agência de Marketing Kreativ, com sede em Lajeado e filiais em Porto Alegre e Rio de Janeiro, apresentou como os vídeos curtos popularizados pelo TikTok já impactam os negócios. E que quem quer vender precisa aparecer.
— Hoje, mais de 70% das pessoas procuram no Instagram sobre um produto. Não é mais o Google. Precisamos seguir as mudanças de comportamento. Precisamos estar ligados nas oportunidades. Mesmo impulsionando errado, há resultados. O problema é não estar nas mídias sociais. Se tem a opção de patrocinar, use. Nunca foi tão barato (alcançar tantas pessoas) — aponta.
Para os lojistas que ainda não produzem conteúdo, Elifas sugeriu começar com um dia por semana para a publicação. O argumento é que a audiência vem com a frequência. Em diversos momentos, o especialistas destacou, a importância de planejar e ter um departamento de marketing que proponha.
— Paute, não seja pautado. O dia que começarem a copiar vocês, vocês acertaram. Quem está preocupado com o que o concorrente está fazendo, como irá criar? Planeje suas ações. A tela do celular é a sua vitrine. Cuide do seu feed, dos seus vídeos. Pense como o cliente, na sua página, vê suas mídias sociais. Ele consegue em três segundo entender o que você vende, o que você entrega?
Vargas aponta que é preciso seguir as tendências, sim, para chamar a atenção, mas sempre dentro do posicionamento da empresa. Ele apontou que 99% dos melhores anúncios são produzidos com um bom storytelling, ou seja, contam histórias sobre o produto.
— As pesquisas apontam que 73% das pessoas preferem vídeos menores que 1 minuto. Entenda e seja rápido. Chame a atenção no início. Os vídeos mais bem aceitos são aqueles feitos de forma real. Não precisa super produção. A maior forma de fazer uma pessoa ficar atenta é fazendo uma pergunta. Todo cliente tem um problema. Como você pode ajudar as pessoas dentro do seu negócio? — aponta Elifas, que ensina que o roteiro é clímax, meio e fim.
— Existe uma fórmula mágica? Não. Mas há uma base para ser mais assertivos: mais da metade do vídeo, 60%, precisa divertir; 10% precisa inspirar; e 40% precisa ensinar algo, passar a mensagem. Em 30 segundos, consegue. A soma deu 110%? A "pegadinha" é que é preciso fazer mais, entregar mais que o combinado — conclui o palestrante.