Ainda é setembro, nem chegou o Dia das Crianças, mas no comércio em Caxias do Sul já há lojas que nos fazem pensar que estamos perto do fim do ano. Pode parecer um pouco adiantado, mas para o comércio que trabalha com decoração, as vendas e locações para o Natal já começaram. De acordo com Márcia Costa, vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), outubro, que já está por chegar, é um mês importante para o segmento, pela grande demanda, ao mesmo tempo em que não há interferência com 12 de outubro, considerada a próxima data do momento mais importante para as vendas antes do Natal.
— As lojas que trabalham com enfeites de Natal estão dentro do prazo, porque as pessoas começam a enfeitar as casas em novembro e fazem as compras em outubro — explica Márcia.
Após o Dia das Crianças, empreendimentos como shoppings investem tudo na decoração e divulgação das vendas de Natal. Para o comércio é o grande período do ano, assim esses espaços conseguem aproveitar por mais tempo a data festiva.
— Atualmente, as expectativas de venda do comércio estão com o Dia das Crianças, que está mais próximo. Mas a organização, planejamento de compras, exposição, decoração, cada uma tem o segmento mais voltado ao calendário mais forte para o respectivo setor. Mas em outubro já começa a decoração de Natal — confirma a vice-presidente do Sindilojas.
Ou seja, a avaliação do sindicato é de que não há interferência nas vendas entre o segmento de decoração e o restante do comércio, que agora está mais focado na data do nicho infantil.
A magia do Natal
Na Dallas Moda e Decoração, em Caxias, o proprietário, Leonardo Rech, observa que o ramo natalino vem crescendo desde que a loja começou a investir em decoração para Natal. Com uma demanda grande, o negócio que trabalha com locação e venda de itens decorativos e árvores - até mesmo montadas - passou a antecipar a data festiva, o que, agora, entra no calendário da loja. A reportagem também verificou que há, pelo menos, mais duas lojas já comercializando os itens decorativos.
— A gente vem há dois anos antecipando essa data do Natal. Uma pela demanda, que precisamos antecipar para atender a todos, e as locações têm um período de dois meses. Começamos a entregar as locações no início de novembro. E aí tem a questão de orçamento, negociação, o cliente tem de vir até aqui, escolher o produto, ver o tamanho da árvore, e isso demora um certo tempo. Então, temos o mês de outubro para esse trabalho — descreve Rech.
Oficialmente, o período de Natal se inicia na loja em 1º de outubro. Com um espaço que parece ter saído de um filme natalino, a loja permite que os consumidores possam visitar de perto o cenário. Para organizar este cenário e os materiais para atender a demanda, o trabalho, inclusive, começa em fevereiro.
— Não é para antecipar valores, nada do tipo. É justamente pela demanda. Tudo começou pela locação, por isso começamos a adiantar. Mas hoje nós já estamos recebendo clientes e vendendo pela grande demanda. Até notei que tem clientes que preferem vir antes da abertura para terem itens exclusivos e a loja mais calma — conta o proprietário.
A experiência também fez com que a loja começasse a adiantar o serviço natalino. Em outros anos, costumava esperar passar o Dia das Crianças para iniciar o atendimento, mas notou que, assim, faltava tempo para atender a todos.
— Nós percebemos que as pessoas gostariam de prolongar essa data pelo fato porque é uma data curta e quando tu gosta de uma coisa, tu quer ter ela por mais tempo — percebe Rech