Em uma iniciativa inédita, o Instituto Hélice e as instituições de ensino FSG, UCS e Uniftec se reuniram para lançar uma Escola de Inovação em Caxias do Sul. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta sexta-feira (2) no espaço Afucics na RA CIC.
Os primeiros passos da ideia, como explicaram os organizadores, começaram em março. Na ocasião, o Instituto Hélice procurou representantes de instituições de ensino propondo um desafio: como trabalhar de forma colaborativa na educação para acelerar o ecossistema de inovação da Serra? A ideia foi aceita por todos e, ao longo desses meses, foi desenvolvido o programa da Escola de Inovação.
Para o executivo do Instituto Hélice, Thomas Job, colaboração é a palavra-chave do projeto. Ele afirma que a ideia é fazer com que a inovação seja um movimento individual também, principalmente para pessoas inquietas que estão em busca de maneiras diferentes de trabalhar na própria área.
— Tem que quebrar essa mentalidade que inovação é coisa de grandes empresas. Isso também pode ser feito no dia a dia e é nisso que a gente acredita para a Escola de Inovação. A Jornada Imersiva, primeiro curso, servirá para dar os primeiros passos.
Antes de lançar a escola, o grupo esteve em Porto Alegre para conhecer iniciativas semelhantes e, para desenvolver o projeto, as instituições contaram com o apoio de Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, CEO da Wise Innovation. Ele atuou como facilitador do processo de cocriação da Escola de Inovação. Rizzardi afirma que ela representa um movimento inédito de cooperação entre instituições, que são referência na geração de talentos:
— A partir de agora esperamos formar líderes capazes de inovar e gerar resultados positivos para organizações públicas e privadas.
A Pró Reitora Acadêmica da FSG Centro Universitário, Karen Guerreiro, destaca que a educação é a chave para inovação e, por sua vez, motor do desenvolvimento econômico.
— Estarmos juntos significa avançar em um ambiente de abundância, de colaboração, de cocriação e de aprendizado conjunto.
O gestor dos cursos e Head of Startup Consulting da Uniftec, Emerson Luís de Vargas, acrescenta que as ações colaborativas e inovadoras entre as instituições de ensino deverão gerar outras iniciativas. Para Fábio Verruck, coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Agência de Inovação UCSiNOVA, partilhar recursos e ideias posiciona a região como referência em inovação.
Como se inscrever na Jornada de Imersão
As inscrições para participar da Jornada Imersiva estão abertas e podem ser feitas virtualmente até o dia 27. Para se inscrever basta acessar o site Escola de Inovação ou pelo telefone (54) 99403-5050. Há 40 vagas e o valor do investimento é de R$ 2.290. As aulas vão ocorrer em locais diferentes e os encontros vão ser ministrados por profissionais das três instituições de ensino. As etapas são mentalidades, instrumentos, conexões e ações que pretendem levar os participantes a encontrar novas formas de pensar, agir e atuar no mercado, sem esquecer às necessidades da era digital.
São quatro módulos, um deles em cada uma das universidades e o último em um local neutro que ainda não está definido. Os dois últimos dias da Jornada vão ser dedicados a imersão, mas o local ainda está em avaliação. Os encontros se iniciam no dia 27 de setembro e terminam com atividades especiais nos dias 18 e 19 de novembro.