Aproveitando a ida a São Paulo para receber o prêmio InovaCidade, categoria de cidade inovadora da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022, um dos principais eventos do país sobre cidades inteligentes, o executivo de Caxias também foi conhecer de perto uma cidade que é referência neste tema.
O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, passaram o dia em São José dos Campos e conferiram de perto várias iniciativas que gostariam de reproduzir por aqui. Enquanto estava visitando o Parque Tecnológico, o prefeito atendeu a colunista e comentou o que mais o impressionou:
— Eu destaco a prestação de serviços por aplicativos; o sistema de monitoramento que estamos prestes a implantar na cidade e eles têm muito avançado; na parte de inovação e tecnologia, estamos no caminho certo com a lei de inovação e redução de carga tributária, mas eles estão muito mais avançados. Eles têm a frota da segurança pública elétrica, a guarda deles. Eles estão implantando corredores para ônibus elétricos e estão com uma parceria com a Marcopolo. Nós vamos avançar também. Essa viagem está sendo muito proveitosa — declarou Adiló.
Os representes da cidade gaúcha referência no setor automotivo tiveram a atenção atraída também para o aplicativo de aluguel de carros elétricos que São José dos Campos tem. O município paulista também conta com uma frota de 20 carros com sensores que identificam buracos e problemas nas ruas, o que auxilia no diagnóstico ágil para a prefeitura promover consertos.
O secretário Gianni destacou um exemplo do que poderia ser adaptado em serviços para Caxias, que é melhorar o atendimento do Alô Caxias por meio de parceria com startups. O secretário acrescentou ainda que a prefeitura de São José dos Campos está agora investindo no que eles chamam de quádrupla hélice. Além da união de prefeitura, academia e entidades, agora estão inserindo ainda mais a comunidade, implantando moradias no parque tecnológico. Para Caxias, o secretário adianta que um passo importante para fortalecer estas "hélices" deve ser dado em breve.
— Vamos fazer a rota da inovação, que envolve inovação tecnológica, economia criativa, e que vai envolver todas as áreas de Caxias, que é muito ampla, e vai do agro ao hub de indústria — exemplifica.