Representantes de 32 municípios das regiões da Uva e Vinho e do Vale do Taquari estão empenhados, nesta terça-feira (12), a entender o perfil dos turistas que visitam o Rio Grande do Sul. O encontro, denominado Turismo em Movimento, reúne cerca de 150 pessoas no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha.
Um dos momentos mais importantes do evento ocorreu após a solenidade de abertura, durante a manhã. Os participantes tiveram acesso ao Mapa de Comportamento do Turista do Estado, uma pesquisa que foi conduzida pela Secretaria Estadual de Turismo e pelo Sebrae RS. As regiões da Uva e Vinho e do Vale do Taquari são a terceira a receber a apresentação.
O estudo identificou 12 perfis de turistas que viajam pelo RS, conforme o comportamento mais básico — confira os detalhes abaixo. Cada um dos perfis foi subdividido em personas que, posteriormente, foram detalhadas em motivações dos consumidores, as quais resultaram em um gráfico.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Flores da Cunha e um dos anfitriões do evento, Tiago Centenaro Mignoni, o motivo mais relevante é o voltado para a gastronomia. Ou seja, este é o principal motivador turístico identificado pela pesquisa.
— Este mapa vai nos dar o insumo, a partir do olhar do nosso cliente, do turista. O porquê que ele vem para o Rio Grande do Sul, o que o motiva a vir para a Serra ou ao Vale do Taquari. Assim, com estes dados, vamos poder organizar a nossa oferta. Se a pessoa viaja por determinado motivo, o que nós temos aqui em Flores da Cunha que atende a este interesse? — explica Mignoni.
Para o secretário de Flores da Cunha, o estudo vem em boa hora, pois ele entende que o comportamento do turista mudou com a pandemia. A partir do evento desta terça-feira, os municípios poderão ser mais assertivos em termos de atrativos, eventos e infraestrutura para estes públicos.
— O comportamento das pessoas sofreu influência nos últimos dois anos. Este estudo, então, nos dá informações e dados recentes para fazermos uma gestão a partir d0 cenário atual — acrescenta Mignoni.
O encontro segue até as 17h30min, com palestras voltadas ao turismo.
Perfis dos turistas do RS
Foco na segurança
— Automático
— Zona de conforto
— Espiritual
Foco no "eu"
— Gastronômico
— Alternativo
— Intelectual
— Aventureiro
— Relax
Foco no agora
— Só se vive uma vez
— "Colecionador de pulserinha"
— Negócios
— Agitador
Fonte: Secretaria de Turismo e Sebrae RS