Entre sexta-feira (17) e domingo (19), os caxienses têm a oportunidade de adquirir vinhos e sucos por preços atrativos na tradicional Feira do Vinho. Organizada pela Secretaria Municipal do Turismo e pela Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), a atividade também valoriza a produção local. Cinco marcas, que são do município, participam da feira: Conceição, Zanrosso, Albugeri, Dom Severino e Pagliosa.
A feira é montada na Praça Dante Alighieri, com horário de funcionamento entre as 9h e as 19h. As vinícolas comercializam vinhos e sucos de diferentes variedades com valores entre R$ 12 e R$ 85. Os visitantes podem degustar as bebidas durante a atividade.
— É uma valorização ao produto. No começo de junho, tivemos o Dia do Vinho, então é uma valorização maior para o produto, para quem trabalha nessa área, para turma que trabalha com o vinho — destaca Gilda Tisatto, presidente de Revinsul.
A presidente acredita que o bom preço e a possibilidade do frio para o final de semana podem atrair os consumidores para Feira do Vinho. A expectativa é de boas vendas.
— Sempre associamos a feira com o frio. Essa é a época forte do nosso produto. Sabemos que o produto tem um consumo maior nessa época de inverno, de frio, e a feira veio em uma hora boa para agregar. Deve esfriar, então tudo isso ajuda para um consumo maior, uma venda e o preço também está agradável — explica.
A feira, geralmente, é realizada perto do Dia do Vinho, celebrado no primeiro domingo de junho. Em 2022, a mudança na data se dá para que a atividade faça parte da programação do aniversário de 132 anos de Caxias, celebrado na segunda (20). Além das vinícolas, uma empresa de agroindústria também participa da atividade.
— Passamos um pouco mais para frente para compor o calendário de ações do aniversário de Caxias. A gente convida a comunidade, para que participe, para valorizar as vinícolas e também estar adquirindo um bom produto, um bom vinho e um suco de qualidade com o melhor preço — convida o secretário municipal do Turismo, Ênio Martins.
Por conta da feira, a quadra da Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Dr. Montaury e Marquês do Herval no sentido oeste-leste, estará bloqueada. O espaço será utilizado para a movimentação das caixas de vinhos e sucos.