Desde que ingressou pela primeira vez no mercado de trabalho, aos 16 anos, Karine Angeli, agora com 32, vive uma rotina que a permite aproveitar os finais de semana. Este foi um dos motivos que a levou a se interessar pela vaga de recepcionista, que ocupa há cinco meses na Hyvasul. Colaborar para uma empresa que fabrica sistemas hidráulicos nunca esteve nos planos de Karine, mas ao visualizar as informações sobre a vaga, disponibilizadas de forma online pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, a CDL Empregos, ela decidiu se candidatar, sendo contratada em menos de um mês.
— Eu tinha saído de um posto de combustíveis onde trabalhava como caixa e comecei a procurar emprego em vários lugares. Minha mãe tinha ouvido falar que tinha isso no site e me indicou. Isso foi em setembro do ano passado, estava preocupada porque muitas empresas tinham fechado, pensei que levaria algum tempo, mas em outubro eu já fui chamada pra entrevista e em novembro estava trabalhando — relata Karine.
A mediação entre empregadores e candidatos que procuram por emprego tem contado com entidades como a CDL, que disponibilizam plataformas online para a oferta de vagas. Mais do que divulgar os cargos disponíveis, a ferramenta viabiliza o cadastro de informações do candidato que ficam disponíveis aos empregadores. Em algumas plataformas, a tecnologia gera um relatório com uma espécie de ranqueamento que avalia a compatibilidade do candidato com a vaga, em diferentes âmbitos, proporcionando agilidade e assertividade nas contratações.
— Eu provavelmente não iria cogitar enviar currículo pra cá, mas tendo acesso a ela pelo site da CDL, percebi que se encaixava com o que eu estava buscando. O importante dessas ferramentas é que elas têm bastante informações, algumas colocam até o salário já. Isso é bom pra quem procura, porque pode ver se interessa, se tem a qualificação necessária e se é como quer, assim, não vai ficar mandando currículo por nada — conclui Karine.
A CDL realiza a mediação entre associados e candidatos, de forma online, desde 2015. Segundo dados da entidade, desde 2018 um total de 833 vagas foram preenchidas pelo CDL Empregos, sendo a maioria, 466, no comércio. O maior número de contratações, por esta plataforma, ocorreu no ano passado com 302 admissões. Das 4,7 mil empresas associadas, 660 utilizam a ferramenta pela qual, atualmente, então abertas 45 vagas. A plataforma pode ser acessada pelo site da CDL Caxias.
Refinamento otimiza processo de contratação
Há cerca de dois anos, associados da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) também contam com a CIC Empregos. A página no site da entidade exibe as cerca de 190 vagas atualmente disponíveis, em diferentes funções e, a partir de um login, permite que o candidato faça seu cadastro com dados que são relacionados pelo próprio sistema e apresentados ao empregador em forma de relatório.
— Além da praticidade, esse modelo garante mais assertividade, porque traz um ranqueamento, conforme as competências do candidato. Claro que isso é avaliado por uma pessoa da empresa, que a partir dessas informações contata os candidatos para a fase de entrevista. Quando os currículos chegam por outros meios, em grande quantidade, há risco de algum ou outro candidato passar despercebido, mas ali as informações ficam centralizadas — avalia Cleonice Riconi dos Santos, diretora de Desenvolvimento de Competências da CIC Caxias.
No mercado há 51 anos, a Metalúrgica Buzin atua no ramo de usinagem e emprega cerca de 70 pessoas no município. Desde que foi criado, o CIC Empregos virou um dos canais por meio do qual a empresa associada procura por talentos, divulgando as vagas disponíveis.
— É uma das alternativas que usamos, porque nosso site também tem espaço para captação de currículos e, dependendo da vaga, recorremos a uma agência de empregos que nos auxilia. Pelo CIC Empregos temos essa facilidade, do relatório que informa pretensão salarial, turno de preferência, currículo em si. É um filtro que já adianta se a pessoa tem o perfil para aquela vaga ou não — relata a gestora de Recursos Humanos da metalúrgica, Elen Buzin.
Ampliação da oferta de vagas
No mês de abril, o Sindilojas Caxias passou a oferecer este tipo de serviço, pelo site da entidade, na aba Trabalhe no Comércio. Para o presidente da entidade, Rossano Fernando Boff, que integra o recém criado Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER), a ferramenta deverá contribuir para a ampliação de ofertas de emprego, sendo o comércio um dos setores beneficiados.
— O comerciante tem uma certa carência em descobrir talentos, porque há uma dificuldade de mão de obra, por causa dos horários estendidos, principalmente. Neste primeiro momento estamos colocando vagas de forma mais genérica, mas, em um segundo momento, queremos trabalhar de forma mais específica. Loja "x" pode nos acionar para que seja criada uma vaga específica, customizada. Quando o candidato for chamado para a entrevista, já vai sabendo do que se trata — justifica Boff.
Nesta fase, o candidato pode se inscrever para três tipos de vagas para o comércio: vendedor, gerente e operador de caixa. Atualmente, são 15 vagas disponíveis para o processo seletivo. Podem utilizar a ferramenta empresas dos municípios que compõem a base territorial do Sindilojas: Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos e Antônio Prado, além, é claro, de Caxias.
Em cerca de duas semanas, mais de 50 currículos foram cadastrados na plataforma. Para participar como candidato basta entrar no site e se cadastrar, pois é gratuito.
EMPREGO
O mercado de trabalho formal segue crescendo em Caxias do Sul, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apresentado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o primeiro trimestre fechou com saldo de 3.188 postos abertos no município.