Caxias do Sul está na 36ª posição no ranking geral do Índice Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor e divulgado nesta semana. No Estado, o município da Serra está atrás de Porto Alegre e Santa Maria. Em 2021, Caxias figurava como a segunda melhor do país em inovação e ocupava a 29ª colocação no ranking geral.
Neste ano foram consideradas sete determinantes, a partir de 48 indicadores. São analisados ambientes de negócios das 101 cidades mais populosas do Brasil para avaliar quais possuem as condições mais propícias para o empreendedorismo. O estudo desse ano apontou que Caxias perdeu pontos e ficou na 7ª posição em inovação, que avalia aspectos como patentes, trabalhadores no setor de ciência e tecnologia, tamanho da economia criativa e das empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI).
Por outro lado, a infraestrutura (85ª posição) e o ambiente regulatório (67ª) são áreas que demandam ainda mais atenção na cidade. No primeiro, entram, por exemplo, conectividade via rodovias, decolagens por ano, distância em relação ao porto mais próximo, custo da energia e taxa de homicídios. No segundo, são avaliados tempo para trâmites burocráticos para abertura de empresas, qualidade da gestão fiscal e tributos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Caxias, Elvio Gianni, explica que o município aprovou recentemente uma lei que concede redução de impostos para startups e empresas de base tecnológica. É uma ação que pode, nos próximos rankings, colocar Caxias em posições melhores, justamente porque a tributação é um dos aspectos avaliados e sob o qual a prefeitura tem capacidade de intervir.
— Eu acredito que a gente melhorou e vamos melhorar a nossa colocação nas próximas pesquisas, porque nós fizemos, na prática, a partir de fevereiro o Inova Caxias. Inclusive, estamos trabalhando, divulgando para as entidades, e os projetos a partir de março estão vindo para a nossa Secretaria para a análise.
Gianni considera que o Inova Caxias é uma ferramenta importante para o empreendedorismo, porque foi feito em conjunto com demandas da comunidade. Afirma ainda que a colocação no ranking demonstra que ainda há espaço para avançar neste tema na cidade:
— Eu vejo como uma bela oportunidade que temos para avançar em um trabalho conjunto das secretarias e as demandas que a comunidade têm para tornar Caxias mais empreendedora, para destravar e dar mais acesso ao poder público por parte da comunidade — defende o secretário.
Ranking 2022
Para se chegar ao resultado obtido por Caxias, que ocupa a 36ª posição no ranking de 2022, são avaliadas as sete determinantes abaixo, a partir de 48 indicadores. Esses resultados são, posteriormente, levados em consideração para determinar a posição geral.
- Ambiente regulatório: 67ª
- Infraestrutura: 85ª
- Mercado: 29ª
- Acesso a capital: 30ª
- Inovação: 7ª
- Capital humano: 55ª
- Cultura empreendedora: 40ª
Posição de Caxias em 2021
No ano passado foram avaliadas as 100 cidades mais populosas do Brasil, uma a menos do que consta no ranking deste ano. No item inovação, Caxias do Sul levou a medalha de prata, ficando atrás somente de Florianópolis. No ranking geral de cidades empreendedoras, Caxias do Sul ocupava a 29ª colocação. A primeira havia sido São Paulo.
Sobre o estudo
O ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) se apresenta como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessados em gerar impactos na economia do município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.