Na tarde de segunda-feira (29) executivos da Marcopolo estiveram em Brasília e se encontram com o presidente Jair Bolsonaro e membros de seu governo, entre eles, o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, a empresa caxiense apresentou seu ônibus elétrico, que tem unidades em produção e também em fase de testes, sendo uma alternativa aos combustíveis, além de ser uma energia limpa.
Segundo a empresa, em nota oficial, "o ônibus Marcopolo Attivi apresentado em Brasília tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250km e pode ser recarregado em até quatro horas. De conceito inovador para o transporte coletivo urbano, o modelo está sendo desenvolvido totalmente no Brasil e contará predominantemente com fornecedores nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, o que valoriza e contribui para o desenvolvimento da indústria nacional".
Segundo a Marcopolo, o encontro com o presidente teve dois objetivos. Primeiramente, apresentar o projeto do ônibus elétrico Attivi e, por fim, a atuação da companhia no desenvolvimento de modais cada vez mais sustentáveis, com intuito de ampliar as alternativas à mobilidade urbana com foco na sustentabilidade.
O veículo 100% elétrico, produzido em parceria com empresa Suzantur, iniciou o período de testes recentemente. Um desses locais, informa a assessoria de imprensa da Marcopolo, é na cidade de Santo André, em São Paulo, e não contou com a presença de passageiros, apenas de equipes técnicas.
Além da cidade da região do ABCD paulista, na última semana, a empresa caxiense foi informada do interesse do governador Renato Casagrande, de Vitória, no Espírito Santo. A intenção é de ter quatro desses modelos sendo testados na capital capixaba.
A previsão de comercialização pela Marcopolo é para 2023. Apesar disso, haverá produção e testagem em outras cidades já em 2022.