Os 10 anos de operação da Azul Linhas Aéreas em Caxias do Sul comemorados nesta quarta-feira (10) e o interesse da Latam em abrir voos no Aeroporto Hugo Cantergiani representam uma fase mais esperançosa para as operações aéreas na cidade, depois de um período conturbado ocasionado pela pandemia. Com a crise sanitária, a Gol e Azul, empresas que operam no município atualmente, ficaram meses sem decolagens e pousos entre 2020 e este ano ano.
O aniversário de uma década de Azul em Caxias foi marcado, ontem, pelo batismo de uma aeronave que pousou por volta de 15h. O avião, pintado com a bandeira do Brasil, recebeu jatos de água de dois caminhões de bombeiros para celebrar o período de atividades na cidade. Um saxofonista foi posicionado para entoar músicas na recepção dos passageiros que desembarcavam. Atualmente, a empresa emprega oito pessoas diretamente no Aeroporto Hugo Cantergiani.
— Esses 10 anos são um marco positivo não só para a companhia, bem como para a própria cidade. Estamos muitos felizes com a retomada após esse período difícil de pandemia. A aviação é imprescindível para a economia, para o turismo e nós estamos num ponto chave para o Rio Grande do Sul. A tendência é que, com o fim do ano, esse mercado cresça ainda mais — avalia o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D'Avila.
Segundo D'Avila, os voos durante a semana são buscados, principalmente, por empresários. Já em feriados e finais de semana, o público que passa pelo aeroporto tem como objetivo principal o turismo na Região das Hortênsias. O diretor revela que os voos da Azul, por exemplo, têm ocupação média de 85% dos cerca de 118 assentos disponíveis, tanto no pouso, quanto na decolagem.
O balanço mais recente, que fornece dados do primeiro semestre, mostra que o Hugo Cantergiani recebeu 27.214 passageiros, número que engloba não apenas os voos comerciais, mas também os executivos. Além da Azul, a Gol opera em Caxias com um voo diário para Guarulhos, em São Paulo. Sobre a vinda da Latam, anunciada na mídia ainda em setembro, D'Avila comenta que a ideia é que a operação entre em funcionamento durante o primeiro trimestre de 2022.
— A Latam já mandou um ofício para o município. Hoje, por ventura, recebi ligação de uma gestora da empresa pedindo para marcarmos uma reunião. Após esse contato, teremos mais informações, sobre frequência, dias, horários — detalha o diretor.
O HUGO CANTERGIANI EM NÚMEROS
:: A aviação regular é inaugurada em 1988, por meio da empresa Rio Sul, com voos para São Paulo.
:: Em 1993, pousa o primeiro Boeing 737 em Caxias.
:: O pátio principal tem capacidade de oito a nove aeronaves, dependendo do tamanho de cada uma.
:: 27.214 passageiros foram transportados no primeiro semestre deste ano.
:: O Hugo Cantergiani opera, atualmente, com duas companhias, a Azul e a Gol.
:: Gol: voo diário, pousando às 15h50min e decolando às 16h50min.
:: Azul: voo diário, pousando às 15h05min e decolando às 15h55min. Aos sábados, pousa às 10h15min e decola às 11h05min.