A principal feira de inovação e negócios da América Latina começa nesta terça-feira (5) em Caxias do Sul, com mais de 300 expositores. A Mercopar, que segue até a quinta-feira (7) nos Pavilhões da Festa da Uva, chega à 30ª edição com o objetivo de ser um vetor da retomada econômica no Estado. Assim como aconteceu no ano passado, seguirá uma série de protocolos de segurança sanitários para repetir o modelo híbrido em meio à pandemia.
O evento vai ocupar 20 mil metros quadrados dos Pavilhões, reunindo pequenos, médios e grandes negócios de variados segmentos, como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, startups, entre outros. Além de empresas gaúchas, a feira terá a participação de empresas do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
A expectativa da organização é, ao menos, chegar aos R$ 128 milhões de negócios gerados no ano passado. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a quantidade de visitantes está limitada a 2,5 mil por turno, devido ao distanciamento social ainda em vigor, o que permite um público máximo de 15 mil pessoas presencialmente, nos três dias de feira. Por outro lado, a programação online permite um número ilimitado de participantes — no ano passado, foram cerca de cinco mil.
A realização da feira em dois ambientes — o físico e o digital — é uma das demonstrações de adaptabilidade ao longo da própria história. Quando surgiu, na década de 1990, a Mercopar foi impulsionada pelas discussões sobre a pauta da subcontratação industrial – contratação de micro e pequenas empresas para fornecimento de peças e componentes para médias e grandes indústrias. Atualmente, até para se atualizar às novas exigências, a feira se apresenta de uma forma mais ampla.
— Se lá no passado, a Mercopar era iminentemente presencial, com fabricantes de máquina e equipamentos presencialmente na feira para simplesmente vender máquinas, hoje ela evoluiu, também para a realização de negócios, e nós ainda temos uma parte da feira onde há expositores de máquinas, o que é muito importante, mas hoje também é uma feira de sinalização de tendências em relação ao que vai acontecer na indústria não só no Brasil, como no mundo todo — argumenta Godoy.
Fórum da Cadeia Automotiva é o destaque da abertura
Entre os destaques de hoje está o 1º Fórum da Cadeia Automotiva, no Espaço Inspiração. O encontro, que ocorre das 9h às 12h, vai abordar tendências e perspectivas do setor automotivo, bem como cases de eletromobilidade.
Participarão do fórum grandes nomes da área, como o presidente da CAOA, Mauro Luis Correia, o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Pugliese Siqueira, e o engenheiro da Jaguar, Daniel Thomazi, entre outros.
Os promotores do encontro são o Arranjo Produtivo Local - Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Sebrae RS, Senai-RS, SAE Brasil - Seção Caxias do Sul e Instituto Hélice.
Jornada 4.0 ocorre na quarta-feira
A Jornada 4.0, que ocorre no Espaço Futuro na quarta-feira (5), é um dos destaques da 30ª Mercopar. A iniciativa é formada por diversos espaços criados para a promoção de temáticas relacionadas à Indústria 4.0, a aceleração do ritmo de projetos e negócios e a percepção dos impactos alcançados nas organizações.
O objetivo da jornada é promover a conexão dos principais stakeholders (grupos de interesse) relacionados aos temas e apresentar aos diversos setores da indústria do Estado um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial.
Entre os temas, ampliação da gama de possibilidades de produção com a impressão 3D, big data, a aplicabilidade da internet das coisas e os processos envolvendo Inteligência Artificial. Serão tratados ainda a integração de sistemas, a robótica avançada, a computação na nuvem, a manufatura digital, a segurança digital, sistemas de simulação e digitalização.
Protocolos de segurança sanitários
O evento vai seguir uma série de protocolos de segurança para reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus. Entre as ações, estão demarcação e sinalização com adesivagem no piso indicando distanciamento de um metro, disponibilização de álcool gel em todos os espaços do evento e higienização diária dos aparelhos de ar condicionado, além de limpeza frequente de ambientes, equipamentos, móveis e objetos.
Haverá ainda comunicação com alertas para o número máximo de pessoas. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios. Ficarão disponíveis tapetes higienizantes para os calçados. A entrada depende de inscrição prévia para evitar aglomerações. O ingresso e a saída dos pavilhões também serão por acessos diferentes.
Programe-se
O quê: 30ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial.
Quando: terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7), das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais.
Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 - Caxias do Sul).
Quanto: Ingressos gratuitos e limitados. Inscrições pelo site.
Informações: www.mercopar.com.br.
Programação da terça-feira (5)
09h às 12h – Fórum Cadeia Automotiva, no Espaço Inspiração
:: Painel: Tendências e Perspectivas do setor. Participam: Mauro Correia, presidente CAOA; Leandro Pugliese Siqueira, vice Presidente de Estratégia Corporativa, Planejamento de Produto & Digitalização da Volkswagen Caminhões & Ônibus; Marcelo Traldi: vice-presidente Fendt Valtra, AS; Rodrigo Braga, Vice-presidente da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos. O mediador será Sérgio Carvalho, CEO da Fras-le SA, Vice-Presidente Executivo e COO das Empresas Randon.
:: Painel – Eletrificação. Participam: Alex Sandro Barbosa Passos: Gerente de Aplicação e Desenvolvimento e-Mobility; Daniel Thomazi, HV Battery Integration Lead Engineer da Jaguar Land Rover; Luiz Nerosky, R&T Engineering Manager – Systems and Software da Embraer S.A. O mediador será Renato Florence: Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Engenharia da Marcopolo.
13h15 min – Abertura oficial, no Espaço Inspiração.
14h às 15h20min - Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss - Round 1.
15h20min às 15h40min - Pitch Pocket POCs, no Salão de Inovação.
16h às 17h20min - Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss - Round 2, no Salão de Inovação.
16h às 19h – Encontro de Secretários (Cases Cidade Empreendedora), no Espaço Futuro.
16h às 20h – Encadear Summit, no Espaço Inspiração.
16h20min às 17h20min – Palestra Inovação Rápida e Exemplos de Aplicação, com Agostinho de Arruda Villela, IBM LA Innovation Director & WW Client Centers Co-CTO.
17h30min às 19h – Inovação como Estratégia: Impacto na Cadeia de Valor, com Felipe Luis Corradi, CTO e diretor industrial das empresas do Grupo Florense, e Marcos Zago, superintendente Administrativo da Unimed Nordeste RS.
19h às 20h – Painel O futuro do Supply Chain, com Alex Souza, gerente de Planejamento e Logística Stihl, e Marcelo Giovani Guimarães, diretor de Planejamento Industrial da Usaflex. O mediador será Daniel Pacheco Lacerda.
17h30min às 18h - Lançamento Plataforma Startup Map da AGS, no Salão de Inovação.
18h15min - Painel Ecossistemas - Caldeira, Hélice, Pacto Alegre, no Salão de Inovação.
19h15min - Anúncio finalistas Sebrae Like a Boss, no Salão de Inovação.