Na próxima terça-feira (5), ocorre a abertura da 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul. O evento, que é tratado pela organização como um motor para a retomada econômica no Estado, ocorrerá de forma híbrida nos Pavilhões da Festa da Uva até a quinta-feira (7), com a presença do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Em 2020, com o desafio de colocar em prática protocolos sanitários ainda em teste para eventos desse porte, em meio a um momento bastante delicado da pandemia, a Mercopar movimentou R$ 128 milhões em negócios.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, revela que já estão agendados cinco mil encontros entre empresários para esta edição. A expectativa é, pelo menos, alcançar o mesmo volume de negociações. Para isso, reforça a importância de manter a possibilidade de encontros presenciais e online.
— Isso facilita que empresas que não puderam estar na Feira, inclusive por limitação de espaço por causa dos protocolos, possam acessar os compradores e vendedores via plataforma digital. Então, de fato, é uma ferramenta (a negociação online) que veio para ficar e tende a impulsionar muito a realização de negócios.
Além de consolidar o novo jeito de fazer negócios, a Mercopar aposta também na ampliação do espaço físico para acolher os visitantes com ainda mais segurança. Neste ano, ocupará 20 mil metros quadrados nos pavilhões, contra 15 mil no ano passado. Terá mais de 300 expositores, enquanto no ano passado teve 235.
Os 30 motivos para visitar a feira industrial
- Edição histórica: Mercopar chega aos 30 anos, marcando posição como a maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina.
- Vetor da retomada: De acordo com o presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae, entidades promotoras da Feira, Gilberto Porcello Petry, a Mercopar tem a missão de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil.
- Diversidade: A feira reúne empresas de diferentes portes e áreas de atuação, de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, eletroeletrônico, startups, entre outras.
- Protocolos de segurança sanitária: Além das preocupações individuais, com a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento mínimo, para garantir maior segurança todos os espaços são higienizados constantemente por uma equipe especial.
- Modelo híbrido: Assim como no ano passado, oferece o acesso online para quem não puder se deslocara até a feira.
- Projeto Comprador: Uma das atrações do Salão de Negócios é o Projeto Comprador, que visa aproximar grandes, micros e pequenas empresas, com rodadas presenciais e digitais.
- Encontro Virtual de Negócios Internacionais: Nos três dias da Feira, das 10h às 18h, ocorrem esses encontros por meio de uma plataforma de matchmaking online.
- Salão de Inovação: Área interativa que tem o objetivo de disseminar aplicações e conteúdos aplicados à indústria 4.0, além de criar oportunidades de negócios entre empresas e startups.
- Desafio de Inovação Aberta: Serão apresentadas soluções em Gestão Industrial, Marketing Comercial e Vendas, e Recursos Humanos, focadas para as micro e pequenas empresas.
- Inovação em Caxias em destaque: Entre as atrações, um encontro vai abordar o ecossistema de inovação em Caxias, a execução de ações para o seu desenvolvimento e o papel da governança nesse processo.
- Indústria 4.0: Como uma atração inédita, estará em exposição um processo fabril produtivo para que os visitantes possam enxergar as ferramentas e processos de uma Indústria 4.0.
- Robôs: O público poderá interagir com robôs que costumam exercer atividades em fábricas, mas serão adaptados para essa interação durante a feira. Inclusive, um deles servirá sorvete e suco aos visitantes na Praça de Alimentação.
- Fórum Encadear Summit: Apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação.
- Jornada 4.0: Neste encontro serão abordados temas como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, computação em nuvem, segurança digital, entre outros.
- Fórum da Cadeia Automotiva: Contará com grandes nomes da área, como o presidente da CAOA, Mauro Luis Correia, o vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Pugliese Siqueira e o engenheiro da Jaguar, Daniel Thomazi.
- Fórum de Geração Distribuída: Três painéis debaterão o tema a Transição da Matriz Energética, com ênfase em políticas públicas, inovação e futurismo.
- Circulando: O evento para debate das oportunidades e desafios para a implantação da economia circular, processo que impulsiona a fabricação de produtos com prioridade para insumos recicláveis e renováveis.
- Diálogos Gigia Bandeira: A programação receberá agraciados da honraria concedida anualmente pelo Simecs, com o objetivo de destacar a história e o futuro da indústria da Serra Gaúcha.
- Brasil Mais Simples: Entre os destaques do encontro, ocorrerá a apresentação de case internacional de desburocratização com o servidor do governo da Estônia, Florian Marcus.
- Competitividade e Qualidade: Com o objetivo de promover networking, gerar negócios e divulgar conteúdo em todos os níveis, o seminário apresentará ferramentas, soluções e conexões para o desenvolvimento da indústria.
- Rede Blockchain: Oportunidade para conhecer melhor essa ferramenta disruptiva com inúmeras possibilidades de aplicação na Indústria 4.0.
- Histórias que Inspiram: Apresentação de histórias de empreendedores que transformaram propósito em negócio e que podem auxiliar na reinvenção e recriação das trajetórias das empresas.
- Camila Farani na Mercopar: Um dos destaques do Histórias que Inspiram é a empreendedora Camila Farani, uma das maiores investidoras anjo do Brasil e um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil.
- Cidades empreendedoras: A atividade terá a participação de representantes de diversas regiões do Estado, que abordarão temas como Cidade Empreendedora, Estrutura da Gestão Municipal, Estrutura de Apoio aos Municípios e Juntas Comerciais.
- Benefícios para hospedagem: Quem visitar a Mercopar terá condições especiais para hospedagem.
- Desconto em passagens aéreas: São disponibilizados a partir de uma parceria com a empresa Azul Linhas Aéreas. Os valores exclusivos são para as passagens adquiridas entre os dias 3 e 9 de outubro.
- Turismo em Caxias: Um estande da prefeitura de Caxias do Sul estará montado na Mercopar, disponibilizando informações sobre opções turísticas.
- Preocupação com o meio ambiente: A Mercopar adotará um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento correto para o resíduos coletados na feira. O seletivo será destinado para as associações de recicladores conveniadas ao município.
- Intercâmbio cultural: No ano passado, a Mercopar recebeu mais de sete mil visitantes presenciais e cinco mil acessos pela plataforma online.
- Entrada gratuita: Por fim, a participação na Feira é gratuita, mas é preciso se inscrever antecipadamente.
SERVIÇO
O quê: 30ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial.
Quando: 5, 6 e 7 de outubro, das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais.
Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 - Caxias do Sul).
Quanto: Ingressos gratuitos e limitados. Inscrições pelo site https://bit.ly/Credenciamentomercopar.
Informações: www.mercopar.com.br.