A prefeitura de Farroupilha decretou luto oficial no município devido à morte de Adelino Colombo, um dos empresários mais importantes da cidade. O dono das lojas Colombo, a quinta maior rede varejista do país, morreu no final da manhã desta sexta-feira (15) em Porto Alegre, onde estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa. O empresário deixa esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.
Nascido no distrito de Nova Milano, Colombo manteve uma relação muito próxima com Farroupilha durante seus 90 anos. Foi fundador de entidades empresariais, como a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O prefeito do município, Fabiano Feltrin, divulgou um áudio lamentando a morte do empresário e destacando a relevância dele para a cidade (confira a íntegra abaixo): “Nasceu aqui e viveu aqui até o seu último dia, por escolha. Sempre priorizou ter os principais empreendimentos em Farroupilha. Deixa um legado extraordinário e uma inspiração para todos nós”.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também divulgou nota (confira abaixo) em que presta homenagem a Colombo e solidariedade à família: “Colombo ficará marcado na história por ser um empreendedor nato, com espírito de inovação e que construiu um grupo que hoje tem visibilidade em todo país”.
Manifestação do prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin:
O município decreta luto oficial pela passagem do nosso ícone empresarial, senhor Adelino Raimundo Colombo. Recebe da municipalidade o reconhecimento, o agradecimento por quase seis décadas de um grande visionário, empresário que levou o nome de Farroupilha para o Brasil. A todos os colaboradores, fornecedores, a toda a família Colombo, nossa gratidão, nosso carinho, nossos profundos sentimentos pela passagem do Seu Adelino. Que possamos, todos nós, nos inspirarmos principalmente no ser humano Adelino Colombo, pelas suas contribuições nas áreas sociais, pelo voluntariado, pela participação nos clubes de serviços, nas entidades, sendo pioneiro, um visionário quando criou a Câmara de Indústria e Comércio em Farroupilha, sendo o primeiro presidente, e todos os que estiveram com ele sabem do quanto importante ele foi para o município de Farroupilha. Nasceu aqui e viveu aqui até o seu último dia, por escolha. Sempre priorizou ter os principais empreendimentos em Farroupilha. Deixa um legado extraordinário e uma inspiração para todos nós. Nossos profundos sentimentos e Farroupilha, estando de luto, mas inspirada nas suas ações.
Nota do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira:
Muito triste a notícia do falecimento do empresário, Adelino Colombo. A Serra Gaúcha perde um grande nome, um grande homem. Colombo ficará marcado na história por ser um empreendedor nato, com espirito de inovação e que construiu um grupo que hoje tem visibilidade em todo país. Os sentimentos aos familiares e amigos.