A Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi), principal evento de Farroupilha, foi novamente adiada devido à pandemia. A programação, com edição marcada inicialmente para o ano passado, havia sido transferida para maio deste ano e, posteriormente, para julho. No entanto, nesta quarta-feira (5), a prefeitura divulgou uma nota em que diz que optou por realizar a Fenakivi em 2022 para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade.
A administração municipal também informou que vai retomar o nome Fenakiwi como protagonista e ter a feira multissetorial Expo Farroupilha como marca. Em 2018, durante a gestão de Claiton Gonçalves, o evento passou a agregar os dois nomes. Antes disso, o então prefeito tinha anunciado o desejo de substituir a Fenakiwi, realizada desde 1991, pela Expo Farroupilha, mas a ideia gerou polêmica na cidade.
Agora, a administração municipal, sob comando de Fabiano Feltrin (PP), diz que o objetivo é retomar as origens do evento e trazer o protagonismo do kiwi de volta. Nesta nova fase, a logomarca terá sobre o nome do evento um mosaico circular representando as sementes da fruta que dá nome à festa. A marca usa as cores verde, roxo e azul, para representar respectivamente o kiwi, a uva e a comunidade.
— Nosso papel, meu e do vice-prefeito Jonas (Tomazzini), é de resgatar as nossas origens, as nossas virtudes e as nossas fortalezas. O histórico de Farroupilha que nos deu visibilidade nacional foi através da nossa indústria, especialmente das malharias, que foram fomentadas pela Fenakiwi, que além de evidenciar nosso potencial econômico, também resgatou nossas origens através do setor primário — comenta Feltrin.
De acordo com a prefeitura, os contratos fechados com expositores permanecem, mediante um aditivo com as novas datas.