Inovação está no DNA da Gramado Summit, cuja programação se inicia na quarta-feira (5). Por isso, coube a ela a retomada dos grandes eventos corporativos presenciais neste segundo ano de pandemia de covid-19. Será o primeiro a ocorrer neste formato, após um período de restrições no Estado por conta da bandeira preta.
Em 2020, Caxias do Sul sediou a Mercopar, também com a presença de público, a partir de um protocolo rigoroso. E como a palavra de ordem do momento é adaptação, foi com esse norte que os organizadores planejaram as palestras e a feira de negócios que ocorrem de quarta (5) até sexta-feira (7), no Serra Park, em Gramado.
Segundo o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, 93 palestrantes vão transmitir conteúdo para formar profissionais do futuro. Além disso, a feira é oportunidade para 80 empresas, a maior parte delas micro e pequenas, entrarem em contato direto com clientes e investidores. Daí, a decisão de realizar o evento totalmente no formato presencial, para que se estabeleçam melhores relações de negócio, naturalmente, sem que se percam de vista os protocolos sanitários.
— Criamos um plano de contingência que parte do princípio de não apenas diminuir a taxa ocupacional, padrão para qualquer negócio voltar a funcionar, bem como aumentar muito a área construída. Com isso, conseguimos que os participantes tenham mais distância uns dos outros — comenta Rossi.
A última edição, em 2019, teve a participação de quatro mil pessoas, entre visitantes e expositores, em uma área de 12 mil metros quadrados. Neste ano serão 1,7 mil pessoas no dobro de área construída. Corredores amplos, com quatro metros de largura, expositores distribuídos em ilhas e portas abertas para circulação de ar também são medidas de segurança adotadas e aprovadas pelo comitê de crise do governo estadual.
Na programação, a novidade nesse ano é um palco destinado exclusivamente às mulheres empreendedoras, que foi organizado junto com o coletivo Minas de Propósito e leva esse nome.
— Desde o início, em 2017, nossa proposta era fazer com que qualquer pessoa que mude processos tradicionais e que tenha resultado com isso, possa ter oportunidade na Summit. Um dos pontos sempre foi ter o maior número de mulheres empreendedoras no palco. Em 2021, isso se torna uma realidade. Queremos mostrar, na prática, que a inovação não precisa ser tecnológica, a tecnologia é só um meio. Quando pensamos diferente e temos um resultado melhor, isso é inovador. É muito importante para a Gramado Summit mostrar quantas mulheres empreendedoras estão desafiando o Status quo e fazendo com que o nosso país se torne cada vez melhor — pondera o CEO.
Outra palavra-chave desta edição é a resiliência. Algo que os micro e pequenos empreendedores conhecem muito bem. Essa modalidade representa 70% do total de expositores da feira de negócios.
— O que mais aprendemos em 2020/2021 é ser resiliente e ter capacidade de adaptação. Como adaptar o negócio tradicional para aquele momento que estamos se vivendo? Isso vai estar muito presente no conteúdo da Summit — concluiu Rossi.
Não há mais possibilidade de aquisição de ingressos. Também não haverá transmissão online. O governador Eduardo Leite deve participar da cerimônia de encerramento do evento na sexta-feira (7).
Confira alguns dos protocolos de segurança:
:: Uso obrigatório de máscara por todos os participantes, expositores, visitantes, staff do evento em todas as dependências e momentos.
:: Ao chegar no evento, todos os participantes terão suas temperaturas aferidas. Caso apresentar sintomas gripais ou febre, não será permitida a entrada.
:: Haverá demarcação de locais de espera no chão.
:: Nas plenárias, as cadeiras respeitarão o distanciamento de um metro e meio umas das outras.
:: Ao término das palestras nos palcos, será definida uma ordem de saída, coordenada pelo mestre de cerimônias e pelas recepcionistas.
:: Os corredores da feira de negócios terão largura de quatro metros.
:: Os estandes são arejados para evitar aglomerações.
:: É proibida a distribuição de bebidas e comidas nos estandes.
:: Serão disponibilizadas lixeiras de pedal com sacos plásticos, em vários pontos da feira, contemplando algumas específicas para máscaras descartáveis (lixeiras identificadas).
:: Haverá higienização de pisos e cadeiras, sob forma de pulverização com álcool 70% ou preparações sanitizantes de efeito similar.
:: Tótens de álcool em gel estarão posicionados nas entradas e nos corredores.
:: Haverá supervisão de distanciamento e dos protocolos por profissionais que vão deslocar nos vários ambientes da feira.
:: Portões do pavilhão serão deixados abertos para circulação de ar.
:: Haverá ambulância com profissionais devidamente protegidos para atendimento de casos suspeitos ou mal estar durante o evento.
:: Os banheiros serão higienizados a cada duas horas. Serão disponibilizados produtos de higienização pessoal: papel, sabonete
líquido e álcool em gel nos banheiros.
:: Profissionais vão controlar a capacidade nos banheiros, fila e distanciamento mínimo das pessoas.