Um banco de empregos foi criado pelo Sindicomerciários de Caxias do Sul para auxiliar trabalhadores demitidos durante a pandemia. A estimativa da entidade é de 20% de demissões no setor somente de janeiro até agora.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje na Gaúcha Serra nesta segunda-feira (8), o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho, contou que o sindicato está contatando as empresas para reunir dados sobre as vagas disponíveis e entrar em contato com os profissionais desligados. O banco de empregos já está disponível no site da entidade, no ícone "Empregos".
Durante a entrevista, Riboldi Filho falou também sobre as negociações com o sindicato patronal para evitar novas demissões no setor. Após o fim do subsídio do programa do governo federal, entidades buscam alternativas para os trabalhadores do ramo não essencial que ficam em casa.
Segundo ele, a convenção já firmada para tratar da pandemia prevê o banco de horas negativo para compensar em outras oportunidades as horas não trabalhadas quando o comércio é fechado por força de lei. A antecipação de até dois períodos de férias também foi permitida.
Conforme Riboldi Filho, as negociações seguem também para que as empresas que flexibilizaram a jornada paguem o INSS dos funcionários sobre o valor total, e não o que é descontado.
Ouça a entrevista com o presidente do Sindicomerciários, Nilvo Riboldi Filho: