Após manifestação na quarta-feira (24), cerca de 100 trabalhadores e proprietários de estabelecimentos do ramo de eventos, restaurantes, bares e lancherias voltaram a protestar em frente à prefeitura de Caxias do Sul nesta segunda-feira (29) contra a restrição de funcionamento noturno determinada no protocolo da bandeira preta. O grupo pede principalmente autorização para abertura até 22h. Atualmente, o protocolo permite o recebimento de clientes até as 18h.
Assim como na semana passada, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu novamente representantes da categoria para uma reunião. Desta vez, o chefe do Executivo ficou de retornar com uma resposta para o grupo até esta terça-feira (30).
— Ele (prefeito) disse que está com nós. Hoje (Nesta segunda-feira) vai ter uma conversa com o governador e amanhã (terça-feira) de manhã vai passar uma posição, ou positiva ou negativa. Se não tivermos resposta, semana que vem a gente está aqui — ressalta Camila Pereira de Lima, uma das lideranças do grupo e garçonete há 14 anos.
Carregando cartazes, tocando buzinas e gritando pelo direito ao trabalho, o grupo - que teve uma adesão um pouco maior do que na quarta, segundo Camila - permaneceu no local por cerca de duas horas. Alguns representantes, inclusive, levaram mesas e cadeiras com pratos, copos e talheres, além de bandejas e alimentos, como forma de protesto.
Segundo dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade (Sintrahtur), há cerca de 980 garçons ou trabalhadores de restaurantes e similares registrados (por carteira de trabalho ou MEI) em Caxias do Sul. O número, no entanto, não abrange informais ou necessariamente trabalhadores freelancers contratados para eventos.
REIVINDICAÇÕES
:: Atendimento presencial de 25% da lotação conforme PPCI e até 90 pessoas.
:: Ingresso no estabelecimento até 21h e permanência até as até 22h30min.
:: Seis pessoas por mesa, com espaçamento entre as mesas de 2 metros.
:: Controle intensivo, com uma pessoa responsável para orientar e fiscalizar os clientes e a sanitização da casa regularmente.
O QUE PREVÊ O PROTOCOLO
Restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar sem restrição de dias, até as 18h, com 25% de lotação. Entre 18h e 20h, com pegue e leve e telentrega. Depois, somente com telentrega. Distanciamento de 2 metros entre mesas, máximo 4 pessoas por mesa, sem música.