A ExpoBento transferiu sua 30ª edição para 2021. A programação ocorrerá de 3 a 13 de junho do ano que vem, de forma conjunta com a 17ª Fenavinho. Inicialmente, a programação estava prevista para ocorrer de 5 a 14 de junho e depois foi transferida para o período de 8 a 18 de outubro, na expectativa de condições sanitárias favoráveis para sua realização, o que acabou não se confirmando até agora. A decisão ocorre em um ano marcado pela incidência da pandemia da covid-19, que ainda não está controlada.
— Mesmo com o cumprimento de todos os protocolos e aplicação dos recursos hoje disponíveis, anda não é possível promover um evento da envergadura da ExpoBento, com seus 450 expositores e mais de 250 mil visitantes, com plenas condições de segurança, e arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção. Da mesma forma, entendeu-se que realizar uma feira repleta de restrições comprometeria os resultados entregues ao expositor — justifica Gilberto Durante, diretor-geral da 30ª edição.
Em recente consulta feita pela organização às empresas participantes, mais de 90% delas indicaram a preferência pela não realização do evento em 2020, sob as atuais circunstâncias.
— Estamos trabalhando na formatação de eventos em formato digital e também híbridos, que permitam levar ao público, ainda que de um modo diferente, a proposta de alegria que caracteriza a Fenavinho — adianta Roberto Cainelli Júnior, coordenador do comitê da festa.
A sétima edição da Sparkling Night Run, inicialmente agendada para novembro, também será remarcada para o próximo ano, ainda com data a definir.