Chega a cerca de 80 o número de propriedades rurais que tiveram algum tipo de dano nas lavouras em Caxias do Sul por conta do temporal de granizo do último domingo (13). A estimativa é do agrônomo da Emater de Caxias do Sul, Mauro Tessari. Na manhã desta sexta (18), o técnico percorria lavouras do município. O levantamento da entidade e de seguradoras vem sendo atualizado ao longo da semana, à medida que os danos são percebidos.
— A chuva dificulta a percepção dos danos. Às vezes, só quando as folhas secam é que o produtor percebe que estão danificadas — explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto.
Segundo Tessari, entre os cultivos atingidos estão os de uva, ameixa, pêssego, maçã e hortaliças.
— As perdas variam dependendo da propriedade. Foram bem variadas as culturas. Em alguns lugares de hortaliças, a perda foi grande — descreve.
Conforme Tessari, os locais atingidos variam muito em cada região do município, mas estão nos distritos de Santa Lúcia do Piaí, Vila Oliva, e locais da 3ª e 6ª léguas. Segundo Menegotto, cultivos de tomate e brócolis atingidos tiveram grandes danos devido à vulnerabilidade das plantas.