A qualidade da safra de vinhos 2019 foi colocada à prova no sábado, quando mil apreciadores lotaram o Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves para conferir as 16 amostras mais representativas na grande celebração vinícola nacional.
A 27ª Avaliação Nacional de Vinhos, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reuniu pessoas de oito países (Brasil, Antilhas Holandesas, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Uruguai) e 11 Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal. O Oscar do vinho nacional durou quatro horas. E consolida-se como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.
– Nenhum outro evento no mundo consegue reunir tanta gente diferente que tem em comum o gosto pelo vinho, independente de marca. Há 27 anos, promovemos o vinho brasileiro compartilhando na taça o resultado de cada safra – orgulha-se o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
O terroir da Serra, dos Campos de Cima da Serra, da Campanha Gaúcha e do Vale do São Francisco esteve representado nas 16 amostras degustadas, evidenciando que o Brasil tem vinhos de qualidade em diversas regiões. Para se chegar ao resultado, um grupo de 120 enólogos avaliou às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas. Deste total, 105 se classificaram entre as 30% mais representativas. Os 16 vinhos degustados foram selecionados entre esse universo, seguindo normas internacionais e o regulamento da Avaliação.
Um dos pontos altos do evento foi o serviço do vinho, realizado por 95 alunos do curso de Viticultora e Enologia. Para cada vinho, foram utilizadas 90 garrafas. Assim que cada amostra era servida e degustada, procedia-se a análise do vinho por um dos 16 comentaristas convidados. Somente depois de degustar as 16 amostras foi anunciado o resultado dos 30% e revelado os 16 vinhos mais notáveis da safra 2019.
A turismóloga Ivane Fávero e o enólogo Lucindo Copat foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2019 e Destaque Enológico 2019, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE a profissionais que contribuem para a promoção do vinho brasileiro.
O evento foi prestigiado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre o acordo de cooperação que vem sendo firmado entre União e o setor vitivinícola.
O pacto prevê a edição de uma medida provisória ou projeto de lei de isenção de IPI para vinhos e espumantes. Os recursos oriundos do benefício têm por objetivo a geração de investimentos por meio de um fundo nacional direcionado ao desenvolvimento do setor.
– Com essa medida, o vinho brasileiro vai poder enfrentar de frente o mercado europeu, conquistando a Europa e mostrando ao mundo a sua qualidade – ressaltou.
NO PALCO VINÍCOLA
CATEGORIA VINHO BASE ESPUMANTE
Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Domno do Brasil – Garibaldi (RS)
Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO NÃO AROMÁTICO
Verdejo – Vinícola Terranova – Casa Nova (BA)
Chardonnay – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)
Chardonnay – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)
CATEGORIA BRANCO FINO SECO AROMÁTICO
Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre – Campestre da Serra (RS)
Moscato Giallo – Sociedade de Bebidas Panizzon – Flores da Cunha (RS)
CATEGORIA VINHO TINTO FINO SECO JOVEM
Merlot – Guatambu – Dom Pedrito (RS)
CATEGORIA TINTO FINO SECO
Merlot – Casa Perini – Farroupilha (RS)
Cabernet Franc – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)
Ancellotta – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança – Flores da Cunha (RS)
Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)
Merlot – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)
Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)
Tannat – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)