A safra de uva em Caxias do Sul se encerrou com a colheita de 86 mil toneladas neste ano. A estimativa da Emater aponta um acréscimo de 72% em relação à expectativa inicial da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), que era de 50 mil toneladas. A recuperação das parreiras após as chuvas de granizo foi o principal fator que influenciou o resultado.
A safra começou em dezembro e acabou em meados de março. As uvas de mesa, como a itália, foram as últimas variedades colhidas. Caxias do Sul é o quarto município que mais produz a fruta no Estado, com 3,9 mil hectares de área plantada. O agricultor Renato Paulino Bampi, 74 anos, da localidade de Forqueta, colheu 215 toneladas das variedades isabel, lorena e niágara. Ele salientou a boa colheita.
- Nossas plantações não foram prejudicadas pelo granizo e os cachos estavam bem redondos, grandes e coloridos - pontuou.
Gilmar Onsi, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura (Smapa), garantiu a qualidade da fruta.
- A safra foi boa, apesar do clima não ter ajudado muito. A produção foi excelente, ainda que o granizo tenha prejudicado muito as plantações, mas conseguimos ter uma boa quantidade e qualidade - resumiu.