A partir de agora as agroindústrias de Caxias do Sul indicadas para auditorias poderão vender os seus produtos para todo território nacional. O Serviço Municipal de Controle de Produtos de Origem Animal (COPAS-POA) alcançou equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Os habilitados utilizarão em seus produtos um selo de qualidade em nível federal. Ao aderir ao SISBI, as possibilidades comerciais aumentam, beneficiando os produtores caxienses, rompendo as barreiras que limitam a comercialização das agroindústrias e oportunizando o crescimento dos estabelecimentos.
O COPAS-POA passou por uma auditoria em outubro. Após atender às exigências, os fiscais voltaram e liberaram a adesão. Brunele Weber Chaves, fiscal estadual agropecuário, ressaltou as alterações feitas para adquirir a equivalência.
- Estivemos aqui em outubro e ficaram alguns pontos pendentes, principalmente em relação à legislação, e logo depois essas solicitações foram atendidas. A partir disso o COPAS-POA atendeu todos requerimentos para ter essa adesão - destacou.
Marília Lima de Campos, diretora do COPAS-POA, apontou as melhorias que acontecerão depois dessa mudança no serviço de fiscalização.
- Neste mês a auditoria foi bastante documental porque elas vieram para verificar o plano de ação que nos propomos a fazer após a visita de outubro. Agora as agroindústrias indicadas para as auditorias poderão vender os seus produtos para todo território nacional - realçou.
Atualmente, quatro agroindústrias familiares e duas urbanas foram auditadas e podem vender seus produtos em todo o Brasil. Alexandre Fadaneli, 56 anos, é proprietário da Granja Ávicola Fadanelli, localizada em São Marcos da Linha Feijó. Fadaneli está no ramo há 30 anos, onde 33 mil galinhas produzem 4,3 milhões ovos por ano.
- O nosso negócio vai crescer em 30% com essa equivalência, porque podemos vender para outros municípios e estados, conseguindo repassar todos os ovos que são produzidos. Essa mudança terá impacto não apenas no meu empreendimento, mas em todas as agroindústrias indicadas - salientou.
Para conseguir o selo o produtor precisa estar registrado no COPAS-POA, com autocontroles de procedimentos operacionais padronizados e regulamentado na legislação da secretaria. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3800 ou diretamente na Smapa (rua Moreira César, número 1.686, bairro Pio X), das 8h às 11h30 e 13h às 17h.