A promoção do Black Friday iniciou de forma tímida no comércio caxiense nesta sexta-feira. Havia pouca movimentação na região central da cidade entre 8h e 9h.
Algumas redes de loja adiantaram o horário de abertura para esperar os compradores. Foi o caso da Magazine Luiza. Na loja da Rua Sinimbu, as portas abriram às 7h e cerca de 30 pessoas esperavam para conferir as ofertas, conforme o gerente Andrio Cunha.
Leia também
Caxienses vão gastar R$ 9 milhões em compras virtuais
Caxienses pretendem gastar, em média, R$ 662 na Black Friday
As donas de casa Marta Rodrigues e Nilcéia Fernandes saíram do bairro Jardim Iracema em busca de eletrodomésticos.
— A gente está procurando batedeira e liquidificador, mas vamos pesquisar antes de comprar — apontou Marta.
Na loja da mesma rede, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, o movimento era mais acentuado por volta das 9h. A expectativa da gerência é de receber mais clientes durante a sexta-feira:
— O brasileiro não está muito acostumado com estas promoções. Lá fora, (do país) a gente vê mais filas —explica o gerente Moisés Albuquerque.
Algumas lojas terão horários diferenciados nesta sexta-feira. A sugestão do Sindilojas é para atendimento ampliado até as 20h, mas cada estabelecimento (de rua) pode determinar o seu horário. Confira o funcionamento dos shoppings:
Iguatemi Caxias: 9h às 22h. A loja Magazine Luiza vai abrir às 7h.
Bourbon San Pellegrino: 10h às 22h
Plaza: 9h às 19h
Prataviera: 9h às 21h
Martcenter: 10h às 21h
Dicas para comprar de forma segura
O Procon terá cinco equipes fiscalizatórias atuando nas lojas de Caxias nesta sexta-feira. Confira as dicas para uma compra segura.
1. Consulte a lista de sites não recomendáveis do Procon (www.caxias.rs.gov.br/procon).
2. Salve ou imprima tudo que comprove a compra: oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários.
3. Caso a página estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salvar as informações e registrar sua reclamação no fornecedor.
4. O fornecedor deve encaminhar a confirmação do pedido.
5. Acompanhar todas as etapas e prazos de entrega do pedido. Qualquer irregularidade deve ser questionada diretamente ao fornecedor.
6. No caso de compras por telefone ou por internet, o consumidor tem até sete dias para cancelar, isento de qualquer cobrança, incluindo frete. O fornecedor deve informar a administradora do cartão para o devido estorno do valor pago.
7. O usuário pode reclamar pelos próprios sites nos quais efetuou as compras. Os fornecedores devem responder e resolver as reclamações no prazo razoável.
Compras presenciais
1. Acompanhe o preço dos produtos antes da Black Friday.
2. Lembre-se de que o preço promocional não afasta direitos: a oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
3. As informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar em destaque.
4. Examinar a compra imediatamente quando da entrega para pronta reclamação, de modo a não perder o prazo.
5. O consumidor deve certificar-se das cláusulas constantes no contrato de compra, como garantia legal do produto. Nos casos em que o fornecedor ofertar a garantia estendida, é importante que o consumidor observe a real necessidade de adquiri-la. Na verdade, "garantia estendida" é um contrato de seguro opcional ao consumidor que, frente à garantia legal, é completamente desnecessário. Independente disso, não pode ser exigida como condição de venda, pois caracterizaria venda casada, proibida por lei.
Fonte: Procon Caxias.