Correção: o balanço positivo de 4,7 mil empregos em Caxias do Sul é referente ao levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nos primeiros cinco meses de 2018, e não às intermediações na agência do Sine na cidade no primeiro semestre, como publicado entre 11h26min e 17h52min de 17 de julho de 2018. O texto já foi corrigido.
Balanço de empregos, divulgado pela agência do Sine de Caxias do Sul com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até maio, mostra um saldo positivo de 4,7 mil empregos. É o resultado da diferença entres admissões e demissões do primeiro semestre na cidade. Na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado, é perceptível a melhora do mercado de trabalho. Em 2017, o saldo positivo no mesmo período foi menor, de 1.645 vagas.
O coordenador do Sine de Caxias, Valmir Nogueira Funari, destaca que, muitas vezes, as filas são maiores para procurar emprego do que para encaminhar o seguro pela perda da vaga.
— Mais da metade das pessoas que vêm aqui está em busca de trabalho. Hoje temos cerca de 100 vagas por dia, porque sentimos o mercado se aquecendo novamente, com uma melhora substancial provocada pela indústria — aponta Funari.
Mesmo as vagas de outros setores têm relação com a demanda das fábricas da cidade. O coordenador da agência destaca entre os postos que mais abriram no semestre os de motorista de caminhão e de vigilantes. Segundo ele, nota-se na intermediação com as empresas que elas estão aumentando o horário de funcionamento em muitos casos.