As melhores decisões empresariais são baseadas em dados e fatos. Para isso é preciso entender o que as pessoas sentem e criar uma conexão efetiva. Este foi o propósito do estudo Persona apresentado nesta sexta-feira pelo Grupo RBS, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), que revelou quem são, o que pensam e quais os sonhos dos gaúchos, com recortes da região Nordeste do RS. O encontro reuniu dezenas de empresários e lideranças da Serra e contou com a presença do CEO de Mídias da RBS, Claudio Toigo Filho, e o diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite.
Com as mudanças acontecendo a uma velocidade surpreendente, as empresas precisam se adaptar no mesmo ritmo. Ter embasamento para tomar posições rápidas e acertadas é determinante para se manter no mercado. O Persona é uma das ferramentas para construir estratégias de marketing efetivas.
— Planejar é importante. No entanto, neste ambiente de incertezas, se demorar muito, o cenário que se planejou pode não mais existir – apontou Toigo.
Outro ponto destacado pelo CEO é direcionar a sinergia para as oportunidades.
— O que nos une na RBS é sentir e saber que fazemos um trabalho de qualidade.
Um dos dados revelados mostrou que, na Serra, o percentual de pessoas que acha que sua situação econômica está melhor é de 40%. No Estado como um todo, quase a metade dos entrevistados, 47%, já percebeu melhoras. Para Marcelo Leite, o comportamento do morador daqui se assemelha mais com o do paulista do que o das demais regiões gaúchas.
Empreender é uma ideia a longo prazo para a maioria dos gaúchos – 48% não pretendem exercer esta atividade. O motivo principal é a falta de capital. Neste item, o Rio Grande do Sul é tão empreendedor como São Paulo. Quando o assunto é consumo, o estudo mostra que ter carro, casa e viajar estão nos sonhos da maioria dos gaúchos da região Nordeste do Estado. A confiança também é destacada no levantamento – 47% buscam a informação em um veículo de comunicação local.
A pesquisa também aponta que um terço se insere no modelo classificado como gaúcho fiel, que tem orgulho de ser do do RS e dá importância às tradições, à religião e se sente diferente dos nascidos em outras regiões do país.
REVELAÇÕES DA PESQUISA
99% dos que consideram o momento pior mudaram o comportamento de compra. 49% só compram o necessário.
88% dos moradores da região Nordeste do Estado valorizam as tradições gaúchas.
72% mudariam o padrão de consumo se a situação econômica melhorasse.
55% dos gaúchos estão aguardando a condição financeira melhorar para realizar seus sonhos de consumo.
40% acham que a pior face do momento ruim que o RS atravessa é o aumento da violência.
30% estão revoltados com a atual situação do Estado e 40% estão preocupados.
27% estão realizando outras atividades para complementar a renda formal.
27% acham que para representar o gaúcho não precisa ser “clichê”, pelo contrário. Quanto menos estereótipo em relação ao gaúcho, melhor se sentem representados.